Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

TECNOLOGIA

CIn-UFPE será umas das 11 novas instituições credenciadas para a produção de pesquisas

Publicado em: 01/06/2020 19:26

As universidades receberão investimentos para a produção de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O Centro de Informática (CIn) da UFPE, juntamente com outras 10 instituições, foi selecionado para receber credenciamento pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para executar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). A área do credenciamento é a de tecnologias e sistemas veiculares. O CIn atuará em projetos de PD&I com soluções de hardware e software para toda a sua cadeia de valor, pretendendo se tornar referência nacional para o setor.

Cerca de 30 milhões de reais estarão disponíveis para investimento em projetos de inovação pelas instituições credenciadas, de acordo com as demandas do setor industrial. O professor André Santos, diretor do CIn, ressalta a importância do centro tornar-se uma unidade Embrapii. “Sermos uma unidade Embrapii reconhece a capacidade que temos para realizar projetos inovadores nesta área, apoiando a ampliação das cooperações que temos com as empresas desse setor”, afirma. 

Selecionada dentre outras 37 propostas, o CIn apresentou como projeto atuar em sistemas automotivos, software para sistemas veiculares e automação, modelagem e segurança veicular. Um dos principais impactos esperados do credenciamento do CIn é o aumento e a diversificação de parcerias do CIn com a indústria, que está previsto no planejamento estratégico da coordenação do Centro.

Além do estímulo à produção acadêmica e à interação com o setor produtivo, a ação também vai propor a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos Embrapii, no modelo hands-on, que permite o aprendizado a partir da experiência real, atuando em projetos de pesquisa aplicada com a indústria. Além da unidade de Embrapii da UFPE, as outras 10 instituições selecionadas foram a UFV, UFSM, UFSCar, UFABC, Unifesp, UFC, UFLA, UFG, FURG e a UFAL.

Destaque em pesquisa, desenvolvimento e inovação - O CIn-UFPE caracteriza-se pelo pioneirismo e pela inovação e foi um dos primeiros a criar disciplinas como empreendedorismo, jogos digitais e computação musical, além de abrir espaço para a robótica, a realidade aumentada, os dispositivos móveis e contextualizados, entre outras. Destaca-se como um dos centros brasileiros de referência em várias áreas da computação, como engenharia de software, inteligência artificial, linguagens de programação, lógica, redes, sistemas distribuídos e sistemas de computação.

Sobre a Embrapii - É uma organização social de instituição privada sem fins lucrativos, que tem como principal missão contribuir para o desenvolvimento da inovação e da competitividade da indústria brasileira com o atendimento às demandas de inovação do setor produtivo. A organização  pode atrair empresas pelo conhecimento existente e por sua capacidade de geração de soluções tecnológicas das novas unidades e incentivar a inovação nas universidades federais.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Itália proíbe entrada de viajantes brasileiros
10/07 Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Burro invasor de lives faz santuário de animais arrecadar dinheiro
Seminário discute novo marco legal do saneamento básico
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco