Diario de Pernambuco
Busca

TECNOLOGIA

CIn-UFPE será umas das 11 novas instituições credenciadas para a produção de pesquisas

Publicado em: 01/06/2020 19:26

As universidades receberão investimentos para a produção de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O Centro de Informática (CIn) da UFPE, juntamente com outras 10 instituições, foi selecionado para receber credenciamento pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para executar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). A área do credenciamento é a de tecnologias e sistemas veiculares. O CIn atuará em projetos de PD&I com soluções de hardware e software para toda a sua cadeia de valor, pretendendo se tornar referência nacional para o setor.

Cerca de 30 milhões de reais estarão disponíveis para investimento em projetos de inovação pelas instituições credenciadas, de acordo com as demandas do setor industrial. O professor André Santos, diretor do CIn, ressalta a importância do centro tornar-se uma unidade Embrapii. “Sermos uma unidade Embrapii reconhece a capacidade que temos para realizar projetos inovadores nesta área, apoiando a ampliação das cooperações que temos com as empresas desse setor”, afirma. 

Selecionada dentre outras 37 propostas, o CIn apresentou como projeto atuar em sistemas automotivos, software para sistemas veiculares e automação, modelagem e segurança veicular. Um dos principais impactos esperados do credenciamento do CIn é o aumento e a diversificação de parcerias do CIn com a indústria, que está previsto no planejamento estratégico da coordenação do Centro.

Além do estímulo à produção acadêmica e à interação com o setor produtivo, a ação também vai propor a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos Embrapii, no modelo hands-on, que permite o aprendizado a partir da experiência real, atuando em projetos de pesquisa aplicada com a indústria. Além da unidade de Embrapii da UFPE, as outras 10 instituições selecionadas foram a UFV, UFSM, UFSCar, UFABC, Unifesp, UFC, UFLA, UFG, FURG e a UFAL.

Destaque em pesquisa, desenvolvimento e inovação - O CIn-UFPE caracteriza-se pelo pioneirismo e pela inovação e foi um dos primeiros a criar disciplinas como empreendedorismo, jogos digitais e computação musical, além de abrir espaço para a robótica, a realidade aumentada, os dispositivos móveis e contextualizados, entre outras. Destaca-se como um dos centros brasileiros de referência em várias áreas da computação, como engenharia de software, inteligência artificial, linguagens de programação, lógica, redes, sistemas distribuídos e sistemas de computação.

Sobre a Embrapii - É uma organização social de instituição privada sem fins lucrativos, que tem como principal missão contribuir para o desenvolvimento da inovação e da competitividade da indústria brasileira com o atendimento às demandas de inovação do setor produtivo. A organização  pode atrair empresas pelo conhecimento existente e por sua capacidade de geração de soluções tecnológicas das novas unidades e incentivar a inovação nas universidades federais.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL