Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

CÂMARA

Vereador do Recife quer reabertura de óticas e antecipação de feriados

Publicado em: 25/05/2020 17:40

Helio Guabiraba (Foto: Divulgação / Câmara do Recife)
Helio Guabiraba (Foto: Divulgação / Câmara do Recife)
Na manhã desta segunda-feira (25), em reunião plenária virtual, o vereador Hélio Guabiraba (PSB) defendeu dois requerimentos que fez na Câmara Municipal do Recife. Um deles pede a reabertura das óticas na capital pernambucana. O outro, pedindo a antecipação dos feriados por conta da pandemia de Covid-19. Os dois requerimentos, aprovados na Casa, foram enviados ao governador Paulo Câmara (PSB)

Ainda hoje irei procurar os gabinetes do governador e do prefeito para levar esses pleitos e apelar para a sensibilidade dessas autoridades”, disse Helio. Segundo o parlamentar, “é incoerente que as óticas não estejam relacionadas no decreto estadual, uma vez que elas são essenciais para a saúde da população.” 

O vereador afirmou que, assim como os demais médicos, os oftalmologistas continuam trabalhando para atender aos pacientes e estão prescrevendo óculos. “No entanto, as pessoas não têm como comprá-los, pois os estabelecimentos estão fechados. Quem depende de óculos não tem sequer como fazer uma manutenção”. Helio comparou a situação das óticas com a das farmácias. “Elas estão funcionando normalmente, pois, como já disse, os médicos passam receitas e as pessoas têm onde comprar remédios. Mas, não ocorre o mesmo quando o assunto é a questão da visão”.

A fala teve um aparte do vereador André Régis (PSDB). “Parabenizo o vereador Hélio pelo requerimento, pois ele reconhece a essencialidade de um serviço que vai beneficiar a população. A abertura das óticas, inclusive, pode não ser generalizada, mas ter restrições, ou seja, funcionar apenas para a venda de óculos de graus, e com receita”. Régis sugeriu que a medida seja adotada ao menos no município do Recife, caso não seja possível em todo o Estado. O vereador Amaro Maguari (PSB) destacou que a proposta de Hélio Guabiraba era importante porque “a Polícia Rodoviária Federal está multando os motoristas que trafegam nas rodovias com óculos vencidos”.

Renato Antunes (PSC) elogiou a iniciativa de Hélio Guabiraba afirmando que ela “era sensível” e demonstrava “o quanto o parlamentar está antenado com os problemas da população”. Aerto Luna (PSB) também parabenizou o colega. “Quero me colocar à sua disposição no encaminhamento desse requerimento”, disse. Rogério de Lucca (PP), que é médico, avaliou que o requerimento é importante. “Até porque o coronavírus pode ser disseminado através da mucosa ocular e dos dutos lacrimais. As óticas prestam um serviço que vai completar o atendimento médico”,justificou.

Após a discussão do requerimento de abertura das óticas, o vereador Hélio Guabiraba falou sobre a antecipação dos feriados. Ele pediu que o prefeito Geraldo Julio adote, após o período de lockdown, a antecipação dos feriados municipais de junho a dezembro. “Esses feriados seriam transferidos para os dias que virão logo após o isolamento social. Acho que a medida será importante para manter as pessoas em casa e aumentar ainda mais o nosso índice de isolamento social”, disse.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Reino Unido exclui gigante chinesa de sua rede 5G
Estados Unidos vão realizar primeiras execuções federais em 17 anos
Ao vivo com Pedro Guimarães : Auxílio Emergencial e FGTS
Destaques de 13/07: Protesto por Miguel, partido tenta filiar mortos e corpo de atriz encontrado
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco