Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

RESPOSTA

'Sem Judiciário independente, jamais haverá cidadãos livres', diz Celso de Mello

Publicado em: 26/05/2020 17:34

Ministro Celso de Mello, decano do STF (Foto: Nelson Jr./STF)
Ministro Celso de Mello, decano do STF (Foto: Nelson Jr./STF)
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), respondeu aos ataques feitos pelos apoiadores e integrantes do governo Bolsonaro em relação aos demais magistrados que compõe Corte. Em sessão da segunda turma nesta terça-feira (26), o decano afirmou que o Judiciário não deve ser subserviente aos governos.

"Sem o Poder Judiciário independente que repele injunções marginais e ofensivas ao postulado da separação de poderes e que buscam ilegitimamente controlar a ação dos juízes e dos tribunais jamais haverá cidadãos livres", afirmou o ministro. 

No vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril, revelado pelo STF na última sexta-feira (22), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, aparece chamando os ministros da Suprema Corte de "vagabundos" e sugerindo que os magistrados "vão todos para a cadeia". 

Ainda na sexta, antes da divulgação da filmagem, o chefe do Gabinete da Segurança Institucional, Augusto Heleno, emitiu nota mencionando "consequências imprevisíveis" caso o Supremo determinasse a apreensão dos celulares do presidente Jair Bolsonaro. O comunidado foi endossado pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

Celso de Mello é o reator, no STF, do inquérito que apura suposta interferência política de Bolsonaro nas investigações da Polícia Federal. O vídeo da reunião de 22 de abril foi apontado pelo ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, como prova de que o presidente da República vem tentando intervir no trabalho da PF. 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rua do Bom Jesus está no topo do ranking das mais belas, diz revista americana
Destaques da semana: restaurantes vão reabrir, Bom Jesus entre as mais belas ruas e volta do futebol
10/07 Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Itália proíbe entrada de viajantes brasileiros
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco