Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

Saúde

Redes estadual e municipal do Recife superam a marca de 2 mil leitos abertos para pacientes com a Covid-19

Publicado em: 25/05/2020 18:26 | Atualizado em: 25/05/2020 19:02

 (Foto: Heudes Régis/Divulgação)
Foto: Heudes Régis/Divulgação
As redes estadual e municipal do Recife atingiram, nesta segunda-feira (25), a marca de 2.104 leitos destinados ao tratamento do novo coronavírus para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco. O número é mais do que o dobro da meta estabelecida em março, quando a expectativa era criar mil vagas. Do total de leitos criados, 739 são de terapia intensiva (UTI) e 1.365 são de enfermaria.

Pela gestão estadual, foram colocados em funcionamento 1.377 leitos, distribuídos em 20 municípios, englobando todas as quatro macrorregiões de saúde de Pernambuco. Desse total, 614 são vagas em Unidades de Terapia Intensiva. Foram inaugurados os hospitais de referência para a Covid-19, em Boa Viagem (antigo Alfa), que conta com 55 leitos de UTI, e Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque), que tem 22 leitos de terapia intensiva.

As unidades da rede estadual também ampliaram o número de leitos, abrindo novas vagas exclusivas para o tratamento da Covid-19, como o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, que implantou 45 leitos de UTI dedicados à doença; o Agamenon Magalhães, que destinou 44 leitos desse tipo; o Dom Hélder Câmara, com 40 vagas de UTI; e o Mestre Vitalino, em Caruaru, também com 40.

"Esse, certamente, já é o maior esforço de abertura de leitos de toda a história da saúde oública em Pernambuco e está sendo responsável por salvar muitas vidas todos os dias", comentou a secretária executiva de Vigilância em Saúde de Pernambuco, Luciana Albuquerque, em coletiva de imprensa realizada no Palácio do Campo das Princesas, nesta tarde.

Na coletiva, a secretária executiva afirmou que diminuiu, no estado, a fila por um leito de UTI. Segundo Luciana, a espera, que já chegou a ter cerca de 300 pessoas, estava em 180 pacientes na última consulta feita por ela. "Estamos fazendo um esforço diário para abrir novos leitos. Há um mês, tínhamos, apenas na rede estadual, 709 leitos para pacientes com a Covid-19, sendo 330 de UTI. Há 15 dias, eram 990 leitos, sendo 512 de UTI. Há uma semana, eram 1.249 leitos, 557 de UTI. Hoje, são 1.377, sendo 614 de terapia intensiva", pontuou. A taxa média de ocupação dos leitos do estado está em 91%, sendo 97% nas UTIs e 87% nas enfermarias.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Notícias de 14/07: Quiosques e banho de mar liberados, testagem ampliada e Sarí denunciada à Justiça
Reino Unido exclui gigante chinesa de sua rede 5G
Estados Unidos vão realizar primeiras execuções federais em 17 anos
Ao vivo com Pedro Guimarães : Auxílio Emergencial e FGTS
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco