Diario de Pernambuco
Busca

Dycovid

Recife incorpora painel para avaliar riscos de contaminação pelo novo coronavírus

Publicado em: 27/05/2020 10:13 | Atualizado em: 27/05/2020 11:37

 (Foto: Reprodução/DyCovid.)
Foto: Reprodução/DyCovid.
Uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) integrou dois aplicativos para monitorar as áreas de risco de contaminação pelo novo coronavírus. O Atende em Casa, serviço de telemedicina do município em que o cidadão pode se consultar pela internet, está incorporando o Dycovid, aplicativo que emite alertas de aglomeração. Qualquer pessoa pode baixar as ferramentas pelo celular e receber em tempo real a classificação de fatores de risco.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, o Atende em Casa já tem mais de 40 mil usuários e essa parceria pode aprimorar as ações de prevenção à doença. "A partir desta integração, nós podemos aprimorar estratégias de testagem rápida da população que estiver classificada com risco maior de exposição ao vírus, por exemplo. O DyCovid vai incorporar um painel de indicadores que inclui outras ferramentas com dados epidemiológicos, casos confirmados e atendimentos nas unidades de saúde que será permanentemente avaliado pela prefeitura e vai subsidiar tomadas de decisões em todo esse processo", afirma o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

O objetivo é diminuir a disseminação do vírus e facilitar o isolamento social. A plataforma faz o monitoramento de áreas de concentração de pessoas através do GPS do celular. Dessa forma, é possível disparar alertas para a população em casos de aglomeração de pessoas e maior exposição ao vírus. O Dycovid foi desenvolvido durante o desafio Covid-19, promovido pelo MPPE, junto com o Porto Digital e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). A integração desses dois aplicativos vai permitir que seja avaliado o risco de contaminação de todos os usuários, mapeia e classifica o grau de risco de contaminação de cada usuário e encaminha para o teleatendimento do Atende em casa.

"O Dycovid é uma das ferramentas que nós produzimos no nosso ciclo de inovação junto ao Porto Digital, com a Secretaria Estadual de Saúde. O objetivo da ferramenta é mapear os contatos para que se identifique em que grau e quem teve em contato com a doença de maneira mais próxima. Por isso é importante que todo mundo baixe o aplicativo porque acaba concentrando serviços de telemedicina, como o Atende em Casa", comenta o promotor de justiça e secretário de tecnologia e inovação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Antônio Rolemberg.

Ainda segundo Rolemberg, os dados dos usuários estão assegurados. "Quero tranquilizar a população porque o DyCovid tem uma política de privacidade muito forte. Ao instalar o aplicativo e permitir os dados de geolocalização, o próprio celular gera chaves aleatórios que vão mudando para garantir a privacidade. A informação enviada para o aplicativo é apenas o contato dessas chaves. Então não precisa fazer cadastro, só precisa informar um número de celular, que não será armazenado", garante o promotor.

O Dycovid pode ser baixado tanto na Apple Store (IOS), como na Play Store (Android). Segundo o prefeito Geraldo Julio, os dados coletados pela plataforma irão ajudar no planejamento da retomada das atividades após o fim da quarentena. "É uma importante união de esforços entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Prefeitura do Recife para integrar os aplicativos Dycovid e Atende em casa. A soma das ferramentas vai ser muito importante para o processo de retomada, que será feito no momento da flexibilização do isolamento", comenta.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL