Diario de Pernambuco
Busca

Restrições

Pernambuco intensifica bloqueios para fiscalização do rodízio de carros na quarentena

Publicado em: 25/05/2020 19:16

Fiscalização na Avenida Herculano Bandeira  (Leandro de Santana/ DP Foto)
Fiscalização na Avenida Herculano Bandeira (Leandro de Santana/ DP Foto)


Com o objetivo de intensificar ainda mais o isolamento social em Pernambuco, o governo estadual anunciou, no último domingo (24), o aumento dos bloqueios na Região Metropolitana do Recife (RMR) para a fiscalização do rodízio de carros na segunda e última semana das medidas mais restritivas adotadas pelo estado visando combater a pandemia do coronavírus. 

A ação tem sido realizada em parceria pela Polícia Militar (PMPE) e Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Assim, a quantidade bloqueios subiu para 50 a partir desta segunda-feira (25) no Recife, em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe, cinco cidades mais afetadas pela Covid-19.

Diante deste novo cenário, a reportagem do Diario de Pernambuco circulou por algumas das principais vias do Recife, que quase dobrou o número de bloqueios realizados pela CTTU - de 16 para 30, além do número de agentes ter passado de 300 para 336. No bairro do Pina, Zona Sul da cidade, três pontos de fiscalizações bem próximos. Um em frente ao Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, outro na Avenida Herculano Bandeira (antes da ponte) e mais um em frente ao Cabanga Iate Clube.

Os bloqueios, digam-se, eram intensos, com alto número de agentes. Na soma das três fiscalizações, um furgão, 12 viaturas e cinco motos, com cerca de 27 agentes. Na Avenida Herculano Bandeira. "Está ajudando muito, fazendo com que as pessoas se conscientizem melhor relativo a toda essa pandemia", disse Manoel Messias, motorista particular, de 43 anos. Na visão dele, a quantidade de carros nas ruas foi reduzida desde a implementação dos rodízios. "Diminuiu com toda a certeza", concluiu.

Na avenida Caxangá (Zona Oeste), uma das mais movimentadas do Recife, também há ponto de bloqueio, no bairro da Iputinga, embaixo do viaduto da BR-101. Lá, uma quantidade consideravelmente menor de fiscais, com duas viaturas e quatro agentes no local. Com uma obra bem próxima à fiscalização, o fluxo apresentou-se bastante pelo lento. Para o contador  Ian Rio, de 21 anos, que foi parado, no entanto, o trânsito é o de menos: vale mais a conscientização das pessoas.

Bloqueio de fiscalização na Avenida Caxangá (Leandro de Santana/ DP Foto)
Bloqueio de fiscalização na Avenida Caxangá (Leandro de Santana/ DP Foto)


“O rodízio tem sido bom, visto que antes de acontecer o movimento nas ruas estava muito grande, quase voltando ao normal que temos fora da pandemia”, avaliou. Segundo enxerga, também houve redução no número de veículos na rua. “Sem dúvidas diminuiu”. Por fim, acredita que os bloqueios, previstos para acabarem domingo (31), deveriam continuar. “Deveria aumentar o prazo, já que visivelmente está dando certo”, finalizou.

Na avenida Agamenon Magalhães, nas imediações do Centro de Convenções - praticamente divisa de Recife e Olinda -, fiscalização intensa, com três viaturas, uma moto e 17 agentes no local. "A iniciativa é boa pois muita gente está rodando sem necessidade. Para nós, que somos serviços essenciais, tem sido bom”, avaliou o eletricista Dielson Paulo, de 43 anos, que avalia necessidade de mais tempo para o rodízio. “Muitas pessoas ainda não estão acreditando na doença", lamentou, por fim.

Bloqueio de fiscalizações na avenida Agamenon Magallhões, próximo ao Centro de Convenções (Leandro de Santana/ DP Foto)
Bloqueio de fiscalizações na avenida Agamenon Magallhões, próximo ao Centro de Convenções (Leandro de Santana/ DP Foto)


O rodízio prevê alternância das placas: as que terminarem com número par, os motoristas podem rodar nos dias pares. Já as que são finalizadas em número ímpar, os motoristas podem circular nos dias ímpares. No entanto, de acordo com Fabiano Ferraz, gerente geral de operação e fiscalização da CTTU, todos os carros têm sido abordados, sem distinção.

“Independente da placa, se não for um serviço essencial ou estiver indo a um hospital, mercado ou farmácia, são recomendados a voltar para casa”, afirmou. Se o motorista abordado apresentar resistência, é direcionado à PMPE. Mas, segundo Fabiano, houve apenas um caso em que foi necessária intervenção policial. Por fim, o gerente apresentou números de redução do fluxo de carros na semana passada, primeira de fiscalização. 

A CTTU alcançou uma redução no Recife de 65% dos veículos nos dias úteis e de 72% nos dois últimos finais de semana - os bloqueios para fiscalizar o rodízio passaram a vigorar no dia 16 de maio, um sábado. Este número, vale salientar, corresponde à diminuição de veículos nas ruas da capital pernambucana e não ao isolamento social.

As medidas mais restritivas para aumentar o isolamento social no estado foram tomadas no dia 11 de maio e passaram a vigorar no dia 16, com prazo de duas semanas. Na primeira semana, inclusive, foi registrado um aumento de 10% nas cinco cidades da RMR: do dia 10 ao 15 de maio, a taxa foi de 49,4%, enquanto do dia 16 ao 22 a taxa foi de 54,4%.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL