Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

Fernando de Noronha reabre praias com restrições

Publicado em: 24/05/2020 20:23

População deve manter distancia segura entre si, caso contrário, liberação pode ser revogada. (Foto: Annaclarice Almeida/Arquivo DP.)
População deve manter distancia segura entre si, caso contrário, liberação pode ser revogada. (Foto: Annaclarice Almeida/Arquivo DP.)
A administração de Fernando de Noronha reabre, a partir desta segunda-feira (25), as praias da ilha para a população. Volta a ser permitida a prática de atividades físicas individuais e náuticas - como surf e natação - entre as 8h e 16h. O banho recreativo também está autorizado. No entanto, aglomerações com mais de cinco pessoas, consumo de bebidas alcoólicas e uso de guarda-sóis e toldos seguem proibidos até segunda ordem. Ainda, as pessoas devem manter distância mínima de dois metros entre si.

É importante lembrar que o descumprimento dessas medidas pode acarretar numa nova interdição das praias. Esse afrouxamento só foi possível graças a adoção de duras medidas restritivas à circulação de pessoas. "Num trabalho em conjunto com toda a sociedade noronhense, conseguimos zerar os casos. E isso foi uma grande vitória. Agora, estamos liberando as praias para os moradores e contamos com o apoio de todos nas medidas de prevenção para, aos poucos, voltarmos à nossa normalidade", destacou.

Também é preciso mais cautela ao frequentar as praias de Fernando de Noronha. A ausência de banhistas “encorajou a frequência de grandes tubarões” até mesmo em áreas rasas, como adverte o pesquisador Léo Veras, do Museu do Tubarão. “As pessoas devem tomar alguns cuidados básicos de segurança e convivência. Por isso, não persiga, não tente tocar e nem alimentar os tubarões. Se visualizar um animal maior do que você, saia da água”, alerta.

Novas medidas de flexibilização serão tomadas com os resultados preliminares do estudo epidemiológico iniciado na ilha, que avalia a propagação do novo coronavírus por lá. Por isso, o administrador Guilherme Rocha pede que a população participe da pesquisa. “Com os dados, será possível ter uma radiografia mais real da circulação do vírus na Ilha, que pode ocorrer de forma assintomática e silenciosa. Com as informações da pesquisa, a gente pode agir de forma mais precisa para bloquear essa possível presença do coronavírus. Vamos continuar juntos trabalhando por uma Noronha livre da doença”, defende.

Além do estudo, a Vigilância Sanitária da ilha segue em prontidão. Se sentir qualquer sinal de sintoma gripal, o morador deve acionar o órgão pelos telefones (081) 3619-0956 e (081) 99488-4366.

Servidores
Todos os 19 servidores deslocados para Fernando de Noronha no último dia 17 permanecerão na ilha. Neste domingo (24), saiu último resultado pendente do grupo - o resultado foi negativo para a Covid-19. Assim sendo, Noronha permanece sem novos casos de infecção. Todos os 28 pacientes que ficaram doentes na ilha já estão recuperados.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL