Diario de Pernambuco
Busca

Pandemia

Caruaru sem festa de São João na rua e com novas medidas restritivas até junho

Publicado em: 25/05/2020 12:47 | Atualizado em: 25/05/2020 17:02

Prefeitura da Cidade reforçou o pedido para que a população siga as orientações das autoridades sanitárias e permaneçam em casa (Reprodução/ Facebook)
Prefeitura da Cidade reforçou o pedido para que a população siga as orientações das autoridades sanitárias e permaneçam em casa (Reprodução/ Facebook)
 

A prefeitura de Caruaru vai adotar medidas ainda mais rígidas no enfrentamento à pandemia da covid-19. O anúncio das ações foi feito em coletiva de imprensa online. De acordo com dados do último boletim  epidemiológico, datado de 24 de maio, a Cidade de Caruaru, Agreste, já contabiliza 398 casos acumulados e 30 óbitos. Apesar dos números alarmantes, a gestão municipal ainda se esforça para garantir maiores índices de isolamento social, que segundo a prefeitura, segue inferior a 50%. 

 

O São João de Caruaru, famoso em todo o mundo e que rendeu a cidade o slogan de capital do forró, não será realizado. "A gente mantém todas as determinações que fizemos, não haverá qualquer evento de rua em Caruaru", afirmou a prefeita Raquel Lyra (PSDB). "A questão da aglomeração de pessoas está mantida em vigor, então não faremos qualquer contratação e não faremos qualquer evento de rua. Continuaremos trabalhando em uma busca de uma plataforma de solidariedade para garantir o apoio as pessoas que mais precisam do nosso município, que estão em maior faixa de vulnerabilidade social", completou.

 

As novas ações da prefeitura têm início nesta terça-feira (26) e seguem até o dia 10 de junho. São elas: a ampliação da fiscalização das medidas dos decretos publicados; a implantação de barreiras de restrição de circulação em locais com baixo índice de isolamento; a expansão das barreiras sanitárias para atingir mais bairros; e a apliação de teste para covid-19 na população, para que seja contabilizados dados atualizados no estudo de avanço da pandemia na Cidade. 

 

 (Foto: Prefeitura de Caruaru/ Divulgação)
Foto: Prefeitura de Caruaru/ Divulgação
 

 

A prefeita da Cidade também comunicou que enviou para a Câmara de Vereadores um projeto de lei pedindo a antecipação do feriado de São Pedro para a próxima quarta-feira, 27 de maio. Originalmente a data está prevista para o dia 29 de junho. 

 

Participaram da transmissão a prefeita, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Diogo Bezerra, e o secretário executivo da atenção especializada da saúde, Breno Feitoza. O secretário de Saúde, Francisco Santos, não participou porque está isolado em casa após ter diagnóstico positivo para a covid-19. Durante a transmissão, a prefeita atestou que ele apresenta sintomas leves e seu estado de saúde é estável. 

 

Para decidir quais áreas devem ter mais atenção do poder executivo municipal, a gestão trabalha com um mapeamento das áreas de risco. Isso é feito principalmente com a testagem dos pacientes que apresentam sintomas gripais. Segundo o secretário executivo de saúde, esta abordagem foi capaz de identificar 32% de casos postivos para covid-19 entre os que apresentaram sintomas de gripe. Também com este modelo, a prefeitura conseguiu melhorar a previsão das áreas de risco, que nas últimas semanas passaram de 5 para 16.

 

Um decreto municipal deve ser publicado em breve com novas orientações aos caruaruenses. Entre as novas determinações está o pedido para que todas as empresas, sejam elas privadas ou entidades públicas, realizem a medição da temperatura dos trabalhadores que continuam a exercer suas funções essenciais. Caso o trabalhador apresente mais de 36,5°, deve ser realizado a testagem rápida para o novo coronavírus, e ele deve ser encaminhado para o isolamento social domicilar ou a atendimento médico, dependendo das condições. 

 

Durante a coletiva, a prefeitura também reforçou que está viabilizando ações mais enérgicas, para que seja evitado a adoção de um lockdown. Como foi feito no Recife e em outras quatro cidades da Região Metropolitana. "É importante destacar que a gente está fazendo um plano de isolamento intensivo. Justamente para evitar que medidas mais duras sejam tomadas na Cidade. A ideia é que nesse período de 15 dias, as pessoas entendam que essas medidas podem permitir que a gente volte a uma normalidade mais rápido a partir da verificação do que vai ocorrer com a evolução, principalmente do caso de óbitos", disse o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL