Diario de Pernambuco
Busca

Pandemia

Câmara do Recife aprova requerimento para antecipar feriados

Publicado em: 25/05/2020 19:07 | Atualizado em: 25/05/2020 19:24

Vereador Hélio Guabiraba (PSB), autor do requerimento (Foto: Zoom/Reprodução)
Vereador Hélio Guabiraba (PSB), autor do requerimento (Foto: Zoom/Reprodução)
A Câmara Municipal do Recife aprovou por unanimidade, na manhã desta segunda-feira (25), um requerimento que visa antecipar os feriados municipais de 2020 diante da pandemia do coronavírus. De autoria do vereador Hélio Guabiraba (PSB), um dos principais objetivos da antecipação é aumentar os índices de isolamento social na capital pernambucana para combater a propagação da doença. Os feriados são: 24 de junho (dedicado ao São João), 16 de julho (Nossa Senhora do Carmo) e 8 de dezembro (Nossa Senhora da Conceição). O requerimento foi encaminhado ao prefeito Geraldo Julio (PSB), que deve tomar uma decisão sobre o pedido.

De acordo com o parlamentar, caso o requerimento seja aprovado pelo executivo, a antecipação dos feriados municipais irá reduzir ainda mais a circulação das pessoas nas ruas, assim, reduzindo a propagação do vírus. "Qualquer iniciativa para o enfrentamento do coronavírus é muito importante. Não é uma ação isolada que irá trazer resultados positivos e, sim, uma soma de esforços nesse sentido. Diante disso, dei entrada a esse requerimento e peço o apoio dos nobres vereadores da Casa para que seja aprovado", explicou. 

Na manhã desta segunda-feira (25), Geraldo Julio anunciou durante coletiva virtual que analisa a possibilidade de antecipar feriados na capital com o intuito de aumentar o isolamento social. De acordo com o gestor, medidas neste sentido só serão tomadas após o término da quarentena, onde, segundo ele, dados referentes ao isolamento serão analisados.

"A antecipação do feriado está sendo analisada. Queremos tomar todas as atitudes para salvar mais vidas através do isolamento social. Continuamos com analise rígida desses 15 dias", informou o prefeito.

A expectativa é que nesta semana a Câmara do Recife também vote e segunda discussão o projeto de emenda à Lei Orgânica nº 85/2020, que pretende cancelar o recesso parlamentar de julho deste ano. Caso seja aprovada, a nova emenda vai fazer com que a Casa funcione em regime extraordinário no período referente a este ano. O projeto de emenda foi proposto pela Comissão Executiva da Câmara, do qual Hélio Guabiraba também faz parte.

Brasil
A antecipação de feriados foi concedida pela primeira vez, durante a pandemia, no estado de São Paulo, através de um pedido realizado pelo governador João Doria. A medida foi cendida pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que antecipou o feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, celebrado em 9 de julho. O feriado acontece nesta segunda-feira (25).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL