Diario de Pernambuco
Busca

RICARDO SALLES

'Boiada' incluiu demissão de fiscais e anistia a desmatadores

Publicado em: 25/05/2020 18:42

Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles  (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)
Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)
Entre as medidas infralegais autorizadas pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em meio à pandemia do novo coronavírus, estão afrouxamento na fiscalização de exportação de madeira nativa, anistia a desmatadores de áreas da Mata Atlântica e demissão de fiscais. 

No vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril, revelado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta-feira (22), o ministro sugere que o governo aproveite que as atenções da imprensa estão voltadas para a cobertura da crise da Covid-19, para fazer alterações burocráticas na atuação da pasta. Aos demais ministros presentes na reunião, Salles fala sobre como a situação é uma "oportunidade" para "ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas [ambientais] (...) de baciada".

"A oportunidade que nós temos, que a imprensa não tá ... tá nos dando um pouco de alívio nos outros temas, é passar as reformas infralegais de desregulamentação, simplificação, todas as reformas que o mundo inteiro nessas viagens que se referiu o Onyx [Lorenzoni] certamente cobrou dele, cobrou do Paulo [Guedes]", disse o ministro na reunião. 

Em nota eviada ao jornal O Globo, Salles respondeu que sua intenção é "desburocratizar e simplificar normas", mas "dentro da lei".

"Sempre defendi desburocratizar e simplificar normas, em todas as áreas, com bom senso e tudo dentro da lei. O emaranhado de regras irracionais atrapalha investimentos, a geração de empregos e, portanto, o desenvolvimento sustentável no Brasil".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL