Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Prefeitura do Recife disponibiliza material pedagógico gratuito no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Publicado em: 01/04/2020 16:15 | Atualizado em: 01/04/2020 16:51

A rede municipal de ensino do Recife tem cerca de mil alunos com TEA. (Foto: Daniel Tavares/Divulgação)
A rede municipal de ensino do Recife tem cerca de mil alunos com TEA. (Foto: Daniel Tavares/Divulgação)
Um material pedagógico online para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado no dia 2 de abril, foi preparado pela Secretaria de Educação do Recife. A rede municipal de ensino tem cerca de mil alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA).

Conhecido como Dia Azul, o dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007. Durante todo o mês, ficará disponível para todo o público um material aberto com o tema "Um olhar pedagógico sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA)", na página da Unidade Virtual onde ocorrem cursos para os professores da rede.

 "Todas as pessoas que têm interesse pelo tema poderão acessar o conteúdo produzido pelos nossos professores. Essa é mais uma iniciativa pedagógica neste momento em que estamos todos unidos para combater a contaminação pelo novo coronavírus e precisamos ficar em casa. Nossa rede é referência em educação especial e estamos fazendo todos os esforços para continuar presentes, mesmo online, no dia a dia dos nossos alunos e familiares", afirmou o secretário de Educação do Recife, Bernardo D'Almeida.

Produzidos pelos professores da educação especial da rede, o material conta com oito vídeos de vinte minutos cada, com os temas: Entendendo o que é o TEA; Direitos da pessoa com TEA; Desmistificando o TEA; Como incluir uma criança com TEA na escola; A importante da rotina na vida da pessoa com TEA; Adaptação curricular para estudantes com TEA; Atividades e brincadeiras que estimulem o desenvolvimento; e Tecnologia Assistiva e Comunicação Facilitada. No site, também haverá materiais de leitura complementar sobre a temática, como o Manual de Brincadeiras e o Catálogo de Games, por exemplo.

“O material ajuda as pessoas a terem um novo olhar sobre o Transtorno de Espectro Autista. Vamos mostrar formas lúdicas de desenvolver a concentração, percepção, interação com os outros, entre demais aspectos. Por exemplo, a gente trabalha com chocalho quando a criança está desestabilizada para ela voltar a ter concentração. O dominó de textura ajuda no aprendizado de cores, formas e raciocínio lógico. Separar objetos coloridos é o que chamamos de trabalhar o pareamento, e assim por diante. É um material muito rico que estamos disponibilizando para todas as pessoas, de forma online e gratuita”, disse a gerente de Educação Especial da Seduc, Adilza Gomes.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL