Covid-19

Pesquisadores chineses anunciam novo método de combate

Publicado em: 01/04/2020 16:00

Colaboradora Isabel Alvarez – RIO (RJ)

De acordo com o Global Times, da China, uma equipe de pesquisadores chineses afirma que desenvolveu um novo método para combater a Covid-19. Os testes foram realizados na filial do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, o instituto nacional de saúde pública dos EUA. Os dados do relatório informam que encontraram um nanomaterial que tecnicamente pode absorver e desativar o vírus com eficiência de 96,5 até 99,9%. O engenheiro químico Thomas Webster, que também faz parte da equipe do CCPD, igualmente propôs o uso dos nanomateriais para combater o novo coronavírus.

A principal utilização e objetivo da pesquisa é fabricar purificadores de ar e máscaras com este nanomaterial, que são materiais de graus estruturais equivalentes a aproximadamente cem mil vezes menor que o diâmetro de um cabelo humano. Vale salientar que as partículas de tamanho nanométrico existem na natureza e podem ser criadas e desenvolvidas a partir de uma diversificada categoria de produtos.

Na saúde os nanomateriais já confirmam ser muito eficazes. Um exemplo são os Nanozymes, que tem características semelhantes a enzimas naturais e possuem grande potencial. São empregados atualmente na biomedicina com a detecção de alvos, tais como, biomoléculas e células cancerosas pequenas. Em comparação com enzimas naturais, os nanozymes têm várias vantagens, porque são menos caros e recicláveis. Além disso, os nanozymes podem ser facilmente manufaturado e armazenado por longos períodos de tempo, o que reduz ainda mais seu custo.