Diario de Pernambuco
Busca

COVID-19

Ocupação de leitos por doenças respiratórias desacelera, indica InfoGripe

Publicado em: 01/04/2020 15:09 | Atualizado em: 01/04/2020 15:43

 (Foto: PIERO CRUCIATTI/AFP)
Foto: PIERO CRUCIATTI/AFP

Após registrar uma explosão no número de pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o Brasil desacelerou a curva de crescimento de leitos ocupados para tratar essas doenças nesta última semana epidemiológica. O levantamento foi feito pela InfoGripe, plataforma de monitoramento da FioCruz sobre casos hospitalizados da SRAG. 

O aumento da demanda por leitos entre os dias 22 e 28 de março foi de 7%, enquanto nas semanas anteriores o aumento chegou a ser de 163% se comparado aos números do ano passado. 

Apesar de coincidir com a implementação das medidas de distanciamento social, é prematuro concluir que a desaceleração esteja diretamente vinculado às ações. “Sabemos que o isolamento social é necessário e que dará resultados. Pode ser que essa atualização seja em função das consequências das medidas. Mas também pode ter uma defasagem no registro das situações no banco de dados”, pondera o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, pesquisador em saúde pública no Programa de Computação Científica da Fiocruz. 

Outra avaliação é que, com a preparação do sistema de saúde para receber as demandas do novo coronavírus, os hospitais tenham colocado em dia os registros nas semanas anteriores, fazendo com que os números disparassem. 

“Grande número de hospitais não notificavam e, com a necessidade do momento, passaram a registrar. O importante é que continuem reportando de maneira sistemática para que possamos ter um acompanhamento de qualidade e não levantar falsas impressões”, completa Gomes. 

A expectativa é de que essa curva continue em ascensão nas próximas semanas, tanto pelas projeções de aumento de casos de Covid-19, tanto pela chegada do período sazonal de Influenza. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL