Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

Observatório UFPE | Covid-19 reúne pesquisas e ações de enfrentamento à pandemia

Publicado em: 07/04/2020 22:07

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
A partir da articulação com os programas de pós-graduação da Universidade, a Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE criou o Observatório UFPE | Covid-19, um ambiente virtual que reúne informações sobre às ações e pesquisas desenvolvidas pela instituição com o objetivo de combater a pandemia do novo coronavírus. Segundo a pró-reitora Carol Leandro, “o portal será um suporte seguro para a sociedade se manter informada com bases científicas a respeito desse assunto”.

Para alimentar o site, foi criada uma curadoria formada por pesquisadores da própria UFPE e, já a partir do primeiro chamado que a Propesq fez às pós-graduações, foram cadastrados 134 planos de pesquisas que têm o coronavírus em todas suas abordagens como tema de investigação. “A sociedade vai poder acompanhar o desenrolar das pesquisas, além de tomar conhecimento das ações pontuais que todos os campi da Universidade estão adotando para enfrentar a pandemia”, esclarece Carol.

Com o propósito de tornar o acesso às informações mais objetivo, foram criados eixos temáticos – Diagnóstico e identificação do vírus, Políticas Públicas de Saúde, Economia e Sociedade, Indústrias Criativas. Segundo o diretor de Pesquisa da Propesq, professor Pedro Carelli, “a iniciativa visa a disseminação todo o conteúdo e o conhecimento gerados através dos estudos interdisciplinares relacionados a esse novo tipo de vírus”. Também sobre a interdisciplinaridade da iniciativa a pró-reitora pontua que esse é o diferencial do Observatório. “Estamos disponibilizando iniciativas científicas que congregam muitos saberes convergentes para o mesmo propósito”, enfatiza.

Dados

Nas abas do ambiente virtual já estão postados projetos de pesquisas, informações e contatos dos pesquisadores envolvidos, assim como o departamento ou laboratório à qual o estudo é vinculado. Também constam no endereço todas as matérias produzidas pela Assessoria de Comunicação (Ascom-UFPE) que abordam o tema da Covid-19, como as ações que os campi do Agreste e de Vitória de Santo Antão estão promovendo pelo enfrentamento à Covid-19; a doação de álcool 70% feita pela UFPE à Polícia Científica; e o Núcleo de Design do Centro do Agreste produz máscaras rígidas 3D para hospitais.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL