Diario de Pernambuco
Busca

SÃO PAULO

Navio australiano atraca no Porto de Santos após quase um mês no mar

Publicado em: 03/04/2020 13:14

 (Foto: Scenic /Divulgação)
Foto: Scenic /Divulgação
O navio Scenic Eclipse atracou na noite da última quinta-feira (2) no Porto de Santos, litoral de São Paulo, com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dos tripulantes, 54 foram autorizados a desembarcar, sob condição de retorno imediato ao país de origem.

A Anvisa avaliou os dados de saúde de todos que estavam a bordo e constatou que não havia suspeita de Covid-19. A embarcação estava sem atracar desde 7 de março, cumprindo um período de isolamento maior que os 14 dias recomendados. 

Os tripulantes desembarcados devem ser levados diretamente para o aeroporto. A Santos Port Authority (SPA) esclarece que a situação está prevista na Portaria 47/2020 da Casa Civil que “permite o desembarque de estrangeiros somente para atendimento de urgência ou retorno por via aérea para seus países”. 

A embarcação atracou no cais junto ao armazém 33, margem direita, para repatriação de tripulantes. A opção por Santos deve-se à proximidade com o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Em nota, a autoridade portuária diz que “a operação ocorre segundo protocolos padrão, com anuência de cada autoridade do Porto de Santos e segue o previsto no Plano de Contingência do Porto de Santos para ocorrências de emergência internacional de saúde”.

Desde 31 de janeiro, a SPA atua de acordo com o Plano de Contingência para atendimento de situações de crise devido ao novo coronavírus e aos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sem viagens desde o início de março, o Scenic Ecllipse contava com 128 tripulantes e nenhum passageiro. O luxuoso navio havia encerrado uma viagem pela Antártica, e os turistas desembarcaram no Uruguai, em fevereiro. A embarcação não recebeu autorização para atracar em Ushuaia e Buenos Aires, na Argentina, tendo ficado em Montevidéu. 

O Correio entrou em contato com a agência de navegação Shiplog Serviços de Agenciamento Marítimo, responsável pelo navio, que não informou o destino dos tripulantes.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL