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CORONAVÍRUS

Internet vira arma das prefeituras durante pandemia

Publicado em: 08/04/2020 07:41 | Atualizado em: 07/04/2020 19:39

Redes sociais e plataformas on-line têm sido aliadas das gestões na comunicação com a população (Foto: Marcelo Casal Jr. / ABr)
Redes sociais e plataformas on-line têm sido aliadas das gestões na comunicação com a população (Foto: Marcelo Casal Jr. / ABr)
Durante a pandemia de coronavírus, as redes sociais têm sido um canal importante para as prefeituras informarem a população sobre a doença. Um bom exemplo de uso da linguagem de internet foi o da Prefeitura de Bezerros, Agreste de Pernambuco. Na segunda-feira (6), a gestão publicou em seu perfil no Instagram um cálculo simples, que ilustra o colapso no sistema de saúde causado pela Covid-19.

“Bezerros tem cerca de 60 mil habitantes. Se 10% deles tiverem coronavírus, serão 6 mil infectados. Se 5% necessitarem de cuidados especiais, serão 300 pessoas. Bezerros tem 10 leitos de UTI. Entendeu por que devemos ficar em casa?”, diz a postagem, que usa emojis e se aproxima da linguagem utilizada pelas pessoas nas redes.

“Nós temos utilizado as redes sociais da Prefeitura para alertar a população o máximo possível, utilizando dos argumentos que a gente possui, para que as pessoas fiquem em casa e se previnam em meio à disseminação do coronavírus. As campanhas têm tido muito apoio e engajamento da população, que tem participado bastante, replicando e compartilhando os posts”, afirmou Morgana Tamyres, da Secretaria de Comunicação de Bezerros.

Também no Agreste, Caruaru investiu numa plataforma de delivery, além das campanhas nas redes. “Um site que reúne mais de 500 empresas e mototaxistas que trabalham com entrega em domicílio”, afirmou a gestão, por meio de nota. O endereço é http://delivery.caruaru.pe.gov.br/. 

“No Youtube, pelo menos uma vez por semana é realizada uma live com a presença da prefeita e secretários que estejam trabalhando estrategicamente na gestão da pandemia na cidade. O vídeo fica disponível nas plataformas e também são liberados nas redes sociais e pelo WhatsApp. Todos esses canais também servem para pautar os veículos de comunicação, com textos, imagens e áudios”, afirmou a gestão.

No Recife, a Prefeitura criou uma plataforma específica para serviços relacionados à pandemia. “Aa cidade tem contado com amplo material informativo e educativo sendo distribuído para download no site www.novocoronavirus.recife.pe.gov.br, bem como ações diárias informativas e realizações de coletivas virtuais através dos canais oficiais da Prefeitura: (facebook.com/prefeituradorecife/; twitter.com/prefrecife e instagram.com/prefeiturarecife)”, diz a gestão.

Em Olinda, Grande Recife, fez uma peça no instagram aludindo ao jogo de dominó na rua. As partidas ocorrem em muitos bairros da Região Metropolitana do Recife (RMR), aglomerando muitas pessoas. “Não faça sua partida de dominó um efeito dominó na saúde das pessoas”, diz a imagem. A gestão afirma, por meio de nota, que “as campanhas realizadas pela Prefeitura de Olinda nas mídias digitais a respeito do coronavírus têm como objetivo alertar os internautas para a necessidade da realização das ações de prevenção, como o distanciamento social, a frequente higienização das mãos e outras medidas que visam evitar o contágio”. 
 
Assim como Caruaru, Olinda também criou um serviço de delivery. “Uma plataforma que auxilia os empreendedores do município, beneficiando diretamente as micro, pequenas e médias empresas que atuam com produtos e realizam entrega a domicílio”, informa a prefeitura olindense. “Também estamos divulgando podcasts a respeito de temáticas referentes à Covid-19 e publicando dicas de exercícios de fisioterapia e atividades comumente desempenhadas nas Academias do Bairro, mas que hoje podem ser feitas tranquilamente em casa”, continua a nota.

Ainda na RMR, Camaragibe criou uma plataforma para orientar os comerciantes locais durante o isolamento social. “Além das campanhas nas redes sociais de conscientização, foi criado um portal online (https://comerciolocal.camaragibe.pe.gov.br) para ajudar os comerciantes da cidade e profissionais autônomos na comunicação com a população, a fim de que a economia local, mesmo que de forma restrita, consiga continuar girando”, diz a administração municipal.

No sertão, Petrolina usa as redes oficiais e as do prefeito Miguel Coelho (MDB) para informar a população. “É pelas redes da prefeitura, e também do prefeito, que a gestão divulga diariamente os boletins sobre a Covid-19, dicas de higienização, orientações sobre sintomas e informações sobre as medidas do município para combater a doença”, afirmou a prefeitura. 

Segundo a gestão, houve um aumento na demanda das redes sociais após o isolamento da população. “O número de pessoas cadastradas no Whatsapp oficial da prefeitura subiu mais de 50%, um exemplo da integração das plataformas também no combate às notícias falsas”, diz a comunicação do município. 

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