Diario de Pernambuco
Busca

TV

Flautistas tradicionais de Caruaru são tema de episódio de série sobre sopro

Publicado em: 02/04/2020 14:42

 (Foto: Curta!/Divulgação)
Foto: Curta!/Divulgação
O músico e arranjador Carlos Malta, conhecido por sua habilidade nos instrumentos de sopro (pífano, flauta e clarinete) viajou o Brasil em busca de histórias relacionadas ao pife brasileiro, uma adaptação das flautas europeias feita sob forte influência indígena, que hoje faz parte do cancioneiro popular nacional. O resultado da viagem está na série Sopro, em exibição no canal Curta!. Nos cinco episódios, bandas de pife regionais e músicos mais contemporâneos interagem em encontros que mostram as mais diversas formas de fabricação dos pífanos e suas várias possibilidades de sons.

O capítulo Caruaru do Pife, que será exibido pela primeira na próxima segunda-feira (6), às 21h, aporta na cidade do Agreste pernambucano, conhecida como a Meca do Pife, para encontrar flautistas tradicionais. Entre eles, está João do Pife, um dos maiores mestres do pífano, que faz uma flauta com bambu e ferros incandescentes. Malta conversa e troca histórias com João, Marcos do Pife e com a Banda Dois Irmãos, que se junta à banda Zé do Estado e a Edmilson do Pife num cortejo pela feira de Caruaru. 

A série Sopro foi dirigida por Beth Formagini e produzida pela 4Ventos com exclusividade para o Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O episódio estreia na programação Segunda da Música, 6 de abril, às 21h. Em seguida, às 23h30, será exibido o episódio Nada Será Como Antes, da série 101 Canções Que Tocaram o Brasil.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL