Diario de Pernambuco
Busca

ANÁLISE

Testes rápidos podem ter até 75% de chance de erro em resultados negativos

Publicado em: 02/04/2020 13:00 | Atualizado em: 02/04/2020 13:14

 (Foto: Arquivo/AFP)
Foto: Arquivo/AFP
Após contato com os 500 mil testes rápidos doados pela mineradora Vale, o Ministério da Saúde detectou "limitações importantes" no material. O orgão pediu cautela a gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) ao aplicá-los.

A desconfiança surgiu após análise de qualidade de um laboratório privado apontar 75% de chance de erro em resultados negativos para a Covid-19.

Quanto aos exames positivos, que apontam o contágio, o porcentual de erro cai para 14%. No entanto, mesmo assim, o governo sugeriu que o produto seja aplicado apenas em pessoas que apresentam sintomas da doença há ao menos uma semana.

Desde o anúncio do uso dos testes rápidos, o Ministério da Saúde já determinava que o produto seria aplicado apenas em quem está na linha de frente do combate ao novo coronavírus, especialmente profissionais de saúde.

Segundo integrantes do ministério e gestores do SUS, apesar da frustração com as limitações, os testes ainda serão úteis para fazer a triagem de profissionais de saúde que podem estar infectados. 

Falhas como as percebidas no Brasil já foram apontadas por autoridades de outros países, como a Espanha.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL