Diario de Pernambuco
Busca

ATUALIZAÇÕES

Coronavírus: Acompanhe as notícias do dia em tempo real

Publicado em: 08/04/2020 06:04 | Atualizado em: 08/04/2020 17:09

 (Foto: Sajjad HUSSAIN / AFP)
Foto: Sajjad HUSSAIN / AFP
Acompanhe aqui - em tempo real - as principais notícias sobre o coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo:

17h - Brasil registra 133 novas mortes em 24 horas, alta de 20%
Ao menos 800 pessoas morreram pelo novo coronavírus no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta (8). O país soma 15.927 casos confirmados da doença. No dia anterior, eram 13.717 —a alta foi de 16%.

16h - Secretaria do RJ diz que errou e não confirma mortes pela Covid-19 em comunidades
Em nota, a pasta informou que o dado correto é o da existência de seis casos confirmados, sendo que cinco pacientes têm outras doenças prévias que podem complicar o quadro, mas nenhum deles morreu. Leia mais. 

15h30 - Reino Unido registra recorde de 938 novas mortes por coronavírus em um dia
O Reino Unido registrou novo recorde de mortes em um único dia pela Covid-19. São mais 938 óbitos nas últimas 24 horas, num total de 7.098 - um aumento de aproximadamente 15%. Além do número de óbitos, o Reino Unido tem 5.492 novos casos confirmados (num total de 60.733) e um total de mais de 230 mil pessoas testadas.

15h - Fiocruz revela imagens inéditas do momento em que o novo coronavírus ataca células
O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) revelou nesta quarta-feira (8) imagens inéditas do momento em que o novo coronavírus ataca as células do corpo humano. O registro foi produzido durante um estudo sobre a replicação viral do novo vírus. Leia mais. 

14h30 - Mesmo com curva achatando, NY registra mais um recorde diário de óbitos
O estado de Nova York registrou um novo recorde de mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, um total de 779 mortes. Em paralelo, a curva de casos começou a cair, segundo informações do governador Andrew Cuomo.

14h15 - Bebê recém-nascido é a vítima fatal mais jovem por coronavírus no Brasil
Um bebê recém-nascido, com cinco dias de vida, morreu, na terça-feira (7), diagnosticado com coronavírus. O caso ocorreu na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte e a informação do óbito foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Essa é a terceira morte registrada na capital e a 11ª no estado.Leia mais. 

14h - Pernambuco confirma mais 12 mortes e 49 casos em 24 horas
Pernambuco confirmou laboratorialmente, até o fim da manhã desta quarta-feira (8), mais 49 casos da Covid-19, totalizando 401 confirmações da doença no estado. Ainda foram confirmados mais 12 óbitos. Com isso, sobe para 46 o número de mortes pelo novo coronavírus.
12h36 - Pessoas em situação de rua terão espaço para higienização em Olinda
Um Centro de Higienização de Pessoas em Situação de Rua será montado na Escola Estadual Guedes Alcoforado, na Avenida Joaquim Nabuco, 838, no Varadouro, em Olinda. A Prefeitura de Olinda informou que o serviço vai funcionar no período de quarentena para evitar disseminação do coronavírus. 
11h30 - Bebê de três meses é o paciente mais jovem a morrer pelo coronavírus no Brasil
O bebê foi encaminhada a um hospital municipal no dia 30 de março e veio a óbito no dia 3 de abril, na mesma unidade de saúde. A criança apresentava sintomas de dificuldades respiratórias e faleceu em decorrência de complicações como bronquiolite e pneumonia, conforme a Secretaria da Saúde de Iguatu.
10h55 - Prefeitura do Recife anuncia compra de 10 mil itens para equipar hospitais de campanha
A Prefeitura do Recife anunciou, na manhã desta quarta-feira (8), a compra de 10 mil materiais para equipar os hospitais de campanha construídos para atender pacientes da Covid-19. Ao todo, serão erguidas sete Unidades Provisórias de Isolamento (UPIs) na capital, das quais duas já estão em funcionamento na Zona Norte da cidade. Leia mais.

09h58 - Prefeito de São Lourenço da Mata defende a utilização dos fundos eleitoral e partidário no combate à Covid-19
Em sua rede social, na noite da última terça-feira (7), o prefeito de São Lourenço da Mata (RMR), Bruno Pereira, publicou uma nota dizendo ser a favor da utilização dos recursos dos Fundos Eleitoral e Partidário para o combate à Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Leia mais.

09h18 - Etiópia declara estado de emergência para conter avanço
O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, declarou hoje um estado de emergência no país para ajudar a conter a propagação do novo coronavírus. O anúncio foi feito através do gabinete de Ahmed e em seguida confirmado pela conta particular do mesmo.

09h12 - Potencial de crescimento de grandes países têm pior queda da história por coronavírus, diz OCDE
Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Japão e outras das principais economias globais tiveram em março a maior queda de suas histórias em seu potencial de crescimento, estimou nesta quarta (8) a OCDE (organização que reúne 36 dos principais países do mundo). Leia mais.

08h41 - Trump: EUA podem estar chegando ao topo de curva de contaminação
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse que o país pode estar chegando ao topo da "curva" na pandemia do coronavírus, e que não viu um aviso antecipado por escrito, feito por seus principais assessores da Casa Branca, sobre a pandemia. Leia mais.

08h29 - Medidas protetivas em casos de violência contra a mulher podem ser prorrogadas
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está orientando os magistrados a prorrogar o prazo para medidas protetivas de urgências dos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. As ações devem valer enquanto o poder judiciário estadual tiver trabalhando de forma remota por conta da pandemia da covid-19. Leia mais.

08h14 - Boris Johnson está 'estável' em hospital onde luta contra o coronavírus
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que continua nesta quarta-feira (8) na unidade de terapia intensiva, segue "estável" e na luta contra o coronavírus, que matou cerca de 6.200 pessoas no Reino Unido. Johnson "está em condição estável, tranquilo e de bom humor", disse o secretário de Estado da Saúde, Edward Argar, ao canal privado Sky News. Leia mais.

07h20 - Espanha registra 757 mortos em 24h por coronavírus, 2a alta consecutiva
A Espanha registrou 757 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, número que representa o segundo aumento diário consecutivo do número de óbitos no país, totalizando 14.555 desde o início da pandemia - anunciou o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (8). Segundo país mais atingido no mundo pela COVID-19, depois da Itália, a Espanha também registrou nas últimas horas um aumento no número de casos notificados, que chegou a 146.690. Leia mais.

07h00 - Consumo de energia cai com isolamento social
Em tempos de pandemia, o consumo de energia elétrica, um dos indicadores usuais da dinâmica econômica, está marcado por quedas, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). No dia 19 de março, por exemplo, o total de eletricidade no sistema ficou 12% abaixo do mesmo dia do ano em 2019. No Nordeste, a projeção de carga para 2020 passou de 11.574 MW médios para 11.021 MW médios após a primeira revisão quadrimestral. Leia mais.

06h58 - Região metropolitana do Rio tem 91% dos casos do estado
Os casos confirmados no estado do Rio estão concentrados na região metropolitana do Rio, que registra 91,6% do total. Dos 1.688 casos divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta terça-feira (7), 1.531 estão nessa região, que engloba a capital, Niterói, São Gonçalo e a Baixada Fluminense. Leia mais.

06h41 - Vacina funciona contra vírus "primo" do causador da Covid-19
Uma vacina desenvolvida inicialmente para a Mers — doença provocada por um coronavírus “primo” do Sars-Cov-2, conseguiu proteger ratos de uma dose letal da síndrome respiratória do Oriente Médio. Em um artigo publicado na revista mBio, pesquisadores da Universidade de Iowa e da Universidade da Geórgia disseram que, embora ainda na fase inicial, o estudo é promissor para proteger contra o causador da Covid-19. Leia mais.

06h35 - "Coronavoucher": primeiros depósitos deve ser feitos até esta quinta-feira
O governo apresentou ontem o aplicativo e as regras para identificar e cadastrar quem tem direito ao auxílio emergencial de R$ 600 que será destinado a trabalhadores informais que estão fora dos programas tradicionais de assistência social. O benefício será pago durante três meses com o intuito de garantir renda mínima para as famílias mais pobres durante a crise provocada pela pandemia da Covid-19. Os primeiros depósitos em conta começam amanhã para quem teve o cadastro aprovado ontem. Leia mais.

06h25 - Maduro 'ordena' internação de 'todos' com COVID-19
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou nesta terça-feira a hospitalização de todas as pessoas infectadas com o novo coronavírus no país, onde oficialmente há 166 casos e sete óbitos, e garantiu que há 20 mil leitos para o "isolamento". Leia mais.

06h17 - Serviço migratório americano detecta 19 casos de Covid-19 em centros de detenção
O Serviço de Imigração e Controle Alfandegário dos Estados Unidos (ICE) confirmou nesta terça-feira que 19 pessoas retidas em seus centros de detenção em vários estados estão com Covid-19. Entre os casos, seis foram detectados em três instalações do estado de Nova Jersey, vizinho a Nova York. O novo coronavírus já causou 5.489 mortes no estado de Nova York, cifra que representa metade dos óbitos em nível nacional.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL