Diario de Pernambuco
Busca

ACESSIBILIDADE

Coronavírus: guia na web fornece informações acessíveis a deficientes visuais

Publicado em: 01/04/2020 10:37

 (Foto: João Pedro Novochadlo/Divulgação
)
Foto: João Pedro Novochadlo/Divulgação
Em meio à pandemia de coronavírus e ao bombardeio diário de informações e atualizações sobre a doença, dois amigos de Curitiba desenvolveram uma plataforma para que pessoas cegas ou deficientes visuais possam se informar sobre o assunto. 

O portal “guia pra todos verem” centraliza as informações mais importantes sobre o novo coronavírus de maneira adaptada à população deficiente. A página orienta sobre sintomas, prevenção, dados em tempo real e esclarece dúvidas frequentes.

João Pedro Novochadlo, empreendedor social e um dos criadores da plataforma, explicou ao Estado de Minas que a ideia surgiu a partir da dificuldade que notou em encontrar portais acessíveis sobre a COVID-19 para os cegos. “Percebi que essas pessoas estão enfrentando dificuldade de se informar nesse período”, completa.

Ricardo Malta, professor de administração, já experimentou o guia e conta que a experiência foi positiva. “Como sou cego, realmente é muito acessível. Navegação simples, informações atualizadas e cuidados sobre o coronavírus”, detalha.

Ricardo explicou que conheceu o portal por meio da mãe de um ex-aluno que o enviou o link. “Efetuei o teste, para ter certeza da acessibilidade e depois compartilhei para grupos de amigos, alunos e ex-alunos”, contou.

João Pedro explica que o sistema de captação de informações conta com a ajuda de robôs que percorrem sites para manter o guia constantemente atualizado. Segundo o empreendedor, a página está no ar desde segunda-feira (31) 
 
O que é o coronavírus?
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?
Febre
Tosse
Falta de ar e dificuldade para respirar
Problemas gástricos
Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:
Pneumonia
Síndrome respiratória aguda severa
Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL