Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

Financiamento

BNB lança linha de crédito com apoio do Porto Digital com taxa de 0,35% ao mês

Publicado em: 01/04/2020 17:45

Atendimento para entrega de documentos acontecerá no prédio do Apolo 235, no Recife Antigo. (Foto: Daniela Nader/Divulgação)
Atendimento para entrega de documentos acontecerá no prédio do Apolo 235, no Recife Antigo. (Foto: Daniela Nader/Divulgação)

Empresas do Porto Digital e empreendimentos do setor de alimentação e serviços que estão inseridos no território do parque tecnológico pernambucano terão direito a uma linha de crédito do Banco do Nordeste (BNB). Com o objetivo de garantir capital de giro para micro e pequenas empresas, com exceção de MEI, neste período de dificuldades econômicas, o financiamento vai contar com taxa de 0,35% ao mês, três meses de carência e prazo de 36 meses para pagar. O crédito pode ser tomado por empresas que tenham mais de nove meses de faturamento declarado e sejam companhias de tecnologia ou economia criativa embarcadas no Porto Digital ou ainda serviços associados, como restaurantes e salões de beleza, que estejam no Bairro do Recife e em parte dos bairros de Santo Antônio e Santo Amaro. 

Não há limite de crédito a ser disponibilizado pelo BNB. "Existe uma crise sem precedentes e o BNB não poderia ficar de fora para atender aqueles que movimentam a economia. Lançamos essa linha de crédito, com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), e não haverá limites. Temos disponibilidade para atender todas as empresas que precisarem. Só em 2019, o BNB aplicou R$ 492 milhões para as micro e pequenas empresas. Então recurso não é o problema, basta as empresas estarem enquadradas nos requisitos de cadastro. E vale ressaltar que para capital de giro de até R$ 100 mil não precisa apresentar garantias", explica Ernesto Lima Cruz, superintendente do BNB.

O número de empresas a serem atendidas também têm um limite e vai depender da demanda. "Temos 339 empresas no Porto Digital, mas há uma parcela que não vai precisar de capital de giro agora porque ainda não foi impactada com a perda de contratos. Também temos uma preocupação com os serviços que funcionam no território do parque tecnológico, que servem os 11,6 mil funcionários do Porto Digital e que agora estão basicamente parados. Acreditamos que cerca de 200 negócios de serviços serão impactados, então acreditamos que entre 200 e 400 negócios serão impactados pela linha de crédito neste primeiro momento", explica Pierre Lucena, presidente do Porto Digital. 

O atendimento por telefone através de um plantão para tirar dúvidas e orientar os empresários sobre a documentação necessária será realizado entre quarta-feira (dia 1) e sexta-feira (dia 3). O atendimento presencial será realizado na próxima segunda-feira, das 9h às 16h, no Apolo 235, no Recife Antigo. Na ocasião, os documentos devem levados para concessão do empréstimo, com a possibilidade de garantia só por aval. "Vamos tomar todos os cuidados para evitar aglomeração e manter a prevenção ao coronavírus durante o atendimento. E, se precisar de mais dias de atendimento, faremos também", esclarece Lima Cruz. 
 
Serviço 

Plantão por telefone: 

Adeval Leite 
adevaljr@bnb.gov.br 
(81) 3198.4200

Ana Machado 
anapaulasantos@bnb.gov.br
(81) 3198.4200

Documentação necessária: 

Empresa: 
Proposta de cadastro, anexo (pegue o modelo aqui);
Cartão CNPJ;
Contrato social e alterações;
Extrato do PGDAS, com o recibo.

Sócios e cônjuges:
Proposta de cadastro, anexo (pegue o modelo aqui);
Documento de identificação;
Comprovante de residência;
Imposto de renda, com recibo;
Certidão de casamento/divórcio/nascimento. 
Obs: levar originais e cópias.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
26/05: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
A pandemia em Pernambuco - notícias de 25/05
Curados da Covid-19 ressaltam importância do isolamento
Jogos Inesquecíveis: Empate heroico, pênaltis e invasão marcaram acesso do Náutico em 2019
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco