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BNB lança linha de crédito com apoio do Porto Digital com taxa de 0,35% ao mês

Publicado em: 01/04/2020 17:45

Atendimento para entrega de documentos acontecerá no prédio do Apolo 235, no Recife Antigo. (Foto: Daniela Nader/Divulgação)
Atendimento para entrega de documentos acontecerá no prédio do Apolo 235, no Recife Antigo. (Foto: Daniela Nader/Divulgação)

Empresas do Porto Digital e empreendimentos do setor de alimentação e serviços que estão inseridos no território do parque tecnológico pernambucano terão direito a uma linha de crédito do Banco do Nordeste (BNB). Com o objetivo de garantir capital de giro para micro e pequenas empresas, com exceção de MEI, neste período de dificuldades econômicas, o financiamento vai contar com taxa de 0,35% ao mês, três meses de carência e prazo de 36 meses para pagar. O crédito pode ser tomado por empresas que tenham mais de nove meses de faturamento declarado e sejam companhias de tecnologia ou economia criativa embarcadas no Porto Digital ou ainda serviços associados, como restaurantes e salões de beleza, que estejam no Bairro do Recife e em parte dos bairros de Santo Antônio e Santo Amaro. 

Não há limite de crédito a ser disponibilizado pelo BNB. "Existe uma crise sem precedentes e o BNB não poderia ficar de fora para atender aqueles que movimentam a economia. Lançamos essa linha de crédito, com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), e não haverá limites. Temos disponibilidade para atender todas as empresas que precisarem. Só em 2019, o BNB aplicou R$ 492 milhões para as micro e pequenas empresas. Então recurso não é o problema, basta as empresas estarem enquadradas nos requisitos de cadastro. E vale ressaltar que para capital de giro de até R$ 100 mil não precisa apresentar garantias", explica Ernesto Lima Cruz, superintendente do BNB.

O número de empresas a serem atendidas também têm um limite e vai depender da demanda. "Temos 339 empresas no Porto Digital, mas há uma parcela que não vai precisar de capital de giro agora porque ainda não foi impactada com a perda de contratos. Também temos uma preocupação com os serviços que funcionam no território do parque tecnológico, que servem os 11,6 mil funcionários do Porto Digital e que agora estão basicamente parados. Acreditamos que cerca de 200 negócios de serviços serão impactados, então acreditamos que entre 200 e 400 negócios serão impactados pela linha de crédito neste primeiro momento", explica Pierre Lucena, presidente do Porto Digital. 

O atendimento por telefone através de um plantão para tirar dúvidas e orientar os empresários sobre a documentação necessária será realizado entre quarta-feira (dia 1) e sexta-feira (dia 3). O atendimento presencial será realizado na próxima segunda-feira, das 9h às 16h, no Apolo 235, no Recife Antigo. Na ocasião, os documentos devem levados para concessão do empréstimo, com a possibilidade de garantia só por aval. "Vamos tomar todos os cuidados para evitar aglomeração e manter a prevenção ao coronavírus durante o atendimento. E, se precisar de mais dias de atendimento, faremos também", esclarece Lima Cruz. 
 
Serviço 

Plantão por telefone: 

Adeval Leite 
adevaljr@bnb.gov.br 
(81) 3198.4200

Ana Machado 
anapaulasantos@bnb.gov.br
(81) 3198.4200

Documentação necessária: 

Empresa: 
Proposta de cadastro, anexo (pegue o modelo aqui);
Cartão CNPJ;
Contrato social e alterações;
Extrato do PGDAS, com o recibo.

Sócios e cônjuges:
Proposta de cadastro, anexo (pegue o modelo aqui);
Documento de identificação;
Comprovante de residência;
Imposto de renda, com recibo;
Certidão de casamento/divórcio/nascimento. 
Obs: levar originais e cópias.

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