Diario de Pernambuco
Busca

COVID-19

Trump quer dividir EUA segundo risco de coronavírus para adaptar medidas locais

Por: AFP

Publicado em: 26/03/2020 18:57

 (Foto: Drew Angerer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
Foto: Drew Angerer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira que irá propor a classificação das diferentes regiões do país de acordo com o risco gerado pelo coronavírus para ajudar os estados a fortalecer ou flexibilizar suas medidas contra a epidemia. 

Em uma carta enviada aos governadores estaduais divulgada pela Casa Branca, Trump disse que uma melhoria nos testes médicos possibilita agora determinar a ameaça do coronavírus em nível local. 

"Com essas informações factuais, sugerimos diretrizes para definir municípios como de alto, médio ou baixo risco", explicou. 

A carta indica que Trump, que defende a necessidade de retornar à normalidade o mais rápido possível para não sobrecarregar a economia, está avaliando a possibilidade de relaxar ou suspender as medidas contra a propagaçõ do coronavírus em áreas de baixo risco.

Os governadores estaduais são os que têm autoridade para ordenar ou suspender medidas de quarentena e de distanciamento social, por isso não está claro qual será o impacto da proposta de Trump. 

O presidente disse que essa iniciativa seria realizada com a estreita colaboração de especialistas em saúde.

Nesta quinta-feira, ele não indicou quando essas diretrizes serão apresentadas, mas já havia sugerido que poderia haver mudanças na maneira de lidar com o vírus na próxima semana, quando chega ao fim de um período de 15 dias em que a população foi recomendada a manter medidas de distanciamento social.

Alguns especialistas em saúde alertaram nos últimos dias sobre o perigo de uma recuperação da doença se medidas contra a expansão do coronavírus forem suspensas muito cedo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL