Diario de Pernambuco
Busca

FISCALIZAÇÃO

Receita Federal agiliza liberação de equipamentos médicos usados no combate ao coronavírus

Publicado em: 27/03/2020 11:02

 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Realizando um procedimento padrão de fiscalização a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impediu a atracação de um navio de longo curso no Porto de Suape devido à presença de um tripulante com suspeita de coronavirus. A adoção de procedimentos específicos de segurança, como o isolamento deste tripulante e dos que tiveram contato com ele, resultou no atraso do fluxo normal de atracação e desembarque dos contêineres.

No dia 23 de março, a empresa encarregada da logística e despacho da mercadoria comunicou a Alfândega do Recife sobre a importação de respiradores mecânicos e outros equipamentos ligados ao combate do coronavírus, que estavam no navio. Entre a lista de equipamentos estavam ventiladores/respiradores, desfibriladores, vaporizadores, aparelhos de anestesia, monitores multiparametricos de sinais vitais e um aparelho de eletrocardiograma.

Devido a importância da carga, a Receita Federal contatou o Terminal de Contêiners (Tecon) do Porto de Suape solicitando que fosse concedida a presença de carga dos equipamentos assim que eles fossem descarregados, o que aconteceu no dia 26 de março. A Declaração de Importação (DI) foi registrada, parametrizada para o canal verde e liberada em seguida.

O sócio da empresa SAFE Suporte a Vida, André Camello, responsável pela importação  dos equipamentos médicos, parabenizou o trabalho realizado pela Receita Federal. "Temos 13 anos  de mercado e foi a primeira vez que conseguimos fazer um carregamento imediatamente  após  atracação. Agradecemos imensamente os servidores da Receita Federal, que, compreendendo o senso de urgência nesta causa, agiram prontamente,  cumprindo o seu papel de autoridade aduaneira com grande presteza e eficiência. Desse modo, foi possível articular uma operação de entrega  para  os  hospitais  em  pouco  tempo após  o  desembarque", concluiu.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL