Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

Prefeitura do Recife começa a entregar sabão a grupos vulneráveis

Publicado em: 27/03/2020 14:17

Sabões foram doados para lar de idosos nesta sexta-feira (27). (Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR.)
Sabões foram doados para lar de idosos nesta sexta-feira (27). (Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR.)
Foi iniciado nesta sexta-feira (27) as ações de entrega das 10 mil barras de sabão amarelo doadas pelo Grupo Asa à Prefeitura do Recife. O material será entregue em casas de acolhimento e para pessoas em situação de rua, que são os públicos mais vulneráveis ao novo coronavírus. O primeiro local a ser contemplado com a doação foi o Centro Geriátrico Padre Venâncio, da Várzea, Zona Oeste da capital. A instituição, que cuida de cerca de 50 idosos, recebeu 1.000 barras de sabão nesta sexta.

O sabão é um importante aliado no combate ao novo coronavírus e a outras infecções, por ter, em sua composição, uma substância que quebra a capa de gordura do patógeno e consegue eliminar os organismos causadores da doença. A expectativa é que, apenas nas casas de acolhida, a iniciativa alcance pelo menos 27 abrigos, beneficiando 240 idosos e 350 crianças, adolescentes e adultos.  

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, reforçou a importância da solidariedade. "No momento que estamos vivendo, é gratificante saber que podemos também contar com a iniciativa privada. Ser voluntário e direcionar o olhar para quem mais precisa é essencial para superarmos as dificuldades trazidas pela pandemia", disse.

O Centro Geriátrico Padre Venâncio abriga 50 idosas com idades que variam entre 65 a 102 anos. "Temos feito de tudo para que elas se distraiam no dia a dia, apesar do isolamento que a pandemia traz. A doação de sabão veio no momento certo, já que está cada vez mais difícil encontrar álcool em gel. Além disso, a ação vai nos ajudar a conscientizá-las sobre a importância da higienização", contou Márcia Ramalho, fonoaudióloga da instituição.

Outras doações
Além das barras de sabão amarelo, a PCR também recebeu mil litros de álcool 70% doados pelo Grupo Petribú, que serão utilizados para higienizar as superfícies dos equipamentos municipais. A iniciativa irá reforçar a limpeza dos locais onde o atendimento ao público não foi suspenso completamente, garantindo a segurança dos cidadãos que precisam utilizar os serviços.

A população interessada em doar mantimentos às pessoas que se encontram em vulnerabilidade social no Recife, podem utilizar a plataforma Transforma Recife, primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil, lançada em 2014. Ela tem como proposta criar uma ponte entre instituições e voluntário, facilitando o contato entre as pessoas que desejam praticar a solidariedade com quem precisa e muitas vezes não sabiam por onde começar. 

Para se tornar um voluntário, o recifense interessado só precisa se cadastrar no site do Transforma Recife (transformarecife.com.br). Devido à situação de emergência diante do Covid-19, o Transforma Recife iniciou uma ação para doações e também de cadastramento de instituições, onde os interessados podem realizar a inscrição do projeto de forma on-line. Além disso, em parceria com o Porto Social e a ONG Novo Jeito, a plataforma está em campanha de arrecadação de cestas básicas. Para saber mais, é só conhecer o perfil @transformarecife no Instagram.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL