Diario de Pernambuco
Busca

Educação

PE: Quase um terço dos estudantes de ensino superior não tem estrutura tecnológica para o ensino a distância

Publicado em: 31/03/2020 17:07 | Atualizado em: 31/03/2020 17:12

 (Foto: Gabriel Melo/Arquivo DP)
Foto: Gabriel Melo/Arquivo DP
Com a pandemia da Covid-19, diversas instituições de ensino com cursos presenciais passaram a adotar metodologias da modalidade ensino da distância (EaD) para continuar o semestre em andamento. Entretanto, a medida esbarra em um problema. Em Pernambuco, 32,1% dos estudantes não têm a estrutura mínima para acompanhar um conteúdo a distância.

O dado foi obtido a partir de uma análise feita pelo Quero Bolsa a partir das respostas do questionário socioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos cinco anos. O levantamento definiu que a estrutura mínima seria ter acesso a internet e a pelo menos um dispositivo para assistir o conteúdo a distância, seja computador ou celular.

Dos estudantes que prestaram o Enem nos 5 anos, 67,9% responderam que possuem acesso e a internet e um dos dispositivos citados acima. Quando analisamos apenas o acesso a internet, esse número sobe um pouco, chegando a 68,1%. Os que têm um computador em casa são 59,4%. No caso do aparelho celular, esse número sobe para 97,9%.

Entre os pernambucanos que fizeram as últimas edições do Enem, 53,2% responderam possuir internet e computador; 67,4% têm internet e celular; 58,7% possuem computador e celular e 52,7% têm internet, computador e celular.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL