Diario de Pernambuco
Busca

artes

Museus recifenses usam redes sociais para difundir arte, cultura e lazer durante quarentena

Publicado em: 26/03/2020 16:53

 (Foto: Paulo Paiva/DP FOTO)
Foto: Paulo Paiva/DP FOTO

Diante da crise de saúde pública internacional que atingiu toda a cadeia cultural, museus recifenses estão testando novas estratégias remotas para oferendo ao público um espaço, através das redes sociais, para difussão de arte, cultura e lazer em tempos de isolamento social. O Paço do Frevo passou a usar o Instagram como espaço de resistência cultural, criando uma agenda virtual intensa e sistemática, com atividades todos os dias da semana na página do museu (@pacodofrevo). Às segundas, o conteúdo será dedicado ao público infantil, com a disponibilização de livros em PDF da Coleção Mestres e Mestras e atividades educativas. Toda terça, serão divulgados depoimentos em vídeo de personalidades sobre o frevo e posts com minibiografias de personalidades do frevo e artigos abertos do livro Frevo, memória e patrimônio. As postagens das quartas-feiras serão dedicadas às dicas de conteúdos de frevo na internet, como partituras, shows, discos, playlists e filmes. 


A quinta-feira contará com a divulgação de conteúdos do acervo do Centro de Documentação Maestro Guerra Peixe. Especificamente nesta quinta (26), tem também live no perfil do museu. A partir das 16h, a publicitária e produtora cultural Taciana Enes e a coordenadora de Música do Paço do Frevo, Fernanda Pinheiro, conversarão sobre os desafios impostos aos artistas pela necessidade de isolamento. De sexta a domingo acontecerá, o #OcupaçoDigital, convidando artistas de várias gerações do frevo a compartilhar conteúdos com divulgação no perfil do Paço. Estão confirmadas as participações de Maria Flor, Cesar Michiles, Junior Viegas, Spok e Flaira Ferro, no dias 27 de março, 3, 10, 17 e 24 de abril.

Ver essa foto no Instagram

Não é por estarmos em recolhimento que temos que ficar parados. A gente pode - e deve - fazer atividades físicas, e não há exercício melhor pro corpo e pra alma que dançar frevo! Já imaginou aprender frevo em casa sem custo algum? Esse é o mote do projeto @frevoonline, do nosso querido parceiro, o professor e passista @juniorviegasoficial! Em seu canal, há dez módulos de ensino, com 10 passos cada, em um total de 100 movimentos! Bora aprender junto o primeiro passo: PONTA DE PÉ E CALCANHAR! Depois é só ir no @frevonline e continuar as aulas! A partir do dia 31/3, começa a primeira turma online gratuita, com transmissões às terças e quintas às 19h no perfil. Vai perder? Ou é ruim da cabeça ou doente do pé. #frevosemfronteiras

Uma publicação compartilhada por Paço do Frevo (@pacodofrevo) em




O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) também está reforçando sua atuação nas redes sociais, usando a arte como resposta ao isolamento e a muitas outras questões sociais contemporâneas. Em seu perfil no Instagram (@mamamrecife), o museu está partilhando informações sobre obras e artistas que compõem seu acervo permanente. Também estão programadas para os próximos dias postagens com sugestões de livros e informações sobre obras de arte, com destaque para os artistas que integram a exposição Completely Knocked Down - Recife Bremen Connection, que estaria em cartaz no equipamento, promovendo a comunhão artística entre Alemanha e Recife, a partir das obras de Paulo Bruscky, Sílvio Hansen, Márcio Almeida, Christian Haake, Wolfgang Hainke, Tobias Heine, Maria do Carmo Nino, Francisco Valença Vaz e Rebekka Kronsteiner.

"Quanto mais dura a realidade, maior a necessidade de usarmos a arte para elaborar, transcender e mudar os rumos da história. Se os museus precisaram fechar as portas, então vamos abrir janelas para a produção e para o consumo da arte”, defende a gestora do MAMAM, Mabel Medeiros. Os dois museus geridos pela Prefeitura do Recife oferecem também ao público a única alternativa de visita possível a um equipamento de arte na atualidade. O Paço e o MAMAM, além de diversos equipamentos do mundo inteiro, têm seus acervos disponibilizados no Google Arts and Culture, galeria de arte online mantida pelo Google, que oferece tours a acervos de milhares de equipamentos de arte de vários países. Para passear sem sair de casa, basta acessar: https://artsandculture.google.com


Ver essa foto no Instagram

#TourVirtualMAMAM "A arte figurativa tem tantas coisas que aparecem. Acho melhor fazer algo abstrato, uma coisa que você sente. Eu sempre fui assim de sentir muito." -Tomie Ohtake em entrevista ao canal @canalarte1 . Nascida em Kyoto, no Japão, Tomie Ohtake (1913-2015) chegou no Brasil em 1936, com 23 anos, onde desenvolveu a maior parte de suas produções. A artista, apesar de um curto período figurativo, dedicou-se ao longo de sua trajetória ao abstrato, desenvolvendo trabalhos com pintura, serigrafia, litogravura, gravura em metal e escultura. Suas obras são atravessadas por formas orgânicas e texturas compostas por cores intensas e sinuosidades. %uD83D%uDCF7 "Raciocínio Lógico", 1996

Uma publicação compartilhada por Mamam (Recife) (@mamamrecife) em



O Teatro Santa Isabel também está investindo na interação digital. O equipamento lançou, na última segunda-feira, em seu perfil no Instagram (@teatrosesantaisabel), o #santaisabelchallenge, pedindo que os seguidores e frequentadores do teatro postem fotos de momentos vividos na casa. O Museu da Cidade (@museudacidadedorecife) é outro equipamento que vai reforçar sua presença na internet, usando o Instagram para contar passagens históricas da cidade.




RÁDIO FREI CANECA
A rádio Frei Caneca FM, emissora pública mantida pela Prefeitura do Recife, está com uma programação infantil, Quarenteninha, para alegrar manhãs da criançada. A faixa reúne a reprise dos três programas que já fizeram parte da grade da emissora, Rádio Matraquinha, com Mariane Bigio e Cláudia Betini, Palavras No Ar, com Márcia Cruz e convidados, e Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, comandado por Tia Ilana e sua turma. A programação, que estreou no último dia 18, combina contação de histórias com músicas e será transmitida de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL