Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

FCA anuncia ações para ajudar no combate ao coronavírus em Pernambuco

Publicado em: 31/03/2020 15:34 | Atualizado em: 31/03/2020 17:03

Entre as iniciativas, doações de materiais diversos para apoio à área da saúde. (Foto: FCA/Divulgação)
Entre as iniciativas, doações de materiais diversos para apoio à área da saúde. (Foto: FCA/Divulgação)

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) anunciou nesta terça-feira diversas ações para ajudar no combate à disseminação do coronavírus. No Brasil, à princípio, os esforços e investimentos para o apoio estarão voltados para os estados de Pernambuco e Minas Gerais, onde o grupo conta com plantas automotivas. Serão três frentes, como contribuições para a instalação de hospitais de campanha em Goiana (PE) e Betim (MG), uso da expertise e recursos da companhia para a produção e oferta de itens hospitalares altamente estratégicos neste momento e doações e comodato de recursos e materiais diversos para apoio à área da saúde. 

Em relação ao hospital de campanha em Goiana, ele ficará na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) e contará com 100 leitos, dos quais três em sala vermelha (para abrigar casos mais graves, que demandem estabilização até o deslocamento para uma UTI) e outros 97 em enfermaria. Além dos leitos, também estão em preparação dez consultórios e uma sala de triagem para o atendimento da população. O prédio conta ainda com posto de enfermagem, sala de inalação, sala de administração, banheiros e vestiários, centro de material e esterilização e sala de espera. O cronograma prevê a conclusão das obras na segunda quinzena de abril.

Além disso, a FCA está mobilizando recursos, profissionais e expertise para alavancar e acelerar a produção de ventiladores pulmonares no Brasil. O equipamento é decisivo para o tratamento dos casos mais graves da Covid-19, pois é utilizado para compensar a insuficiência respiratória dos pacientes. A FCA está dando suporte a fabricantes nacionais do equipamento para identificar suas necessidades frente ao desafio de aumentar rapidamente a produção. 

Engenheiros da FCA farão parte da força-tarefa criada pelo Senai para oreparo imediato de ventiladores pulmonares inoperantes no Brasil. Em Pernambuco são, atualmente, 275 equipamentos sem funcionar. Também dentro do Polo Automotivo Fiat, as impressoras 3D serão direcionadas para a produção de de protetores faciais plásticos (face shields), amplamente utilizados pelos profissionais da saúde no atendimento a pacientes da Covid-19. A FCA vai fabricar cerca de 2 mil peças, todas a serem destinadas para doação a serviços de Saúde de Minas Gerais e Pernambuco. 

A FCA, em parceria com os fornecedores Faurecia, Revestcoat e Prima Sole, empresas do Parque de Fornecedores localizado no perímetro do Polo Automotivo Jeep, em Goiana, doaram equipamentos de proteção individual para utilização pelos profissionais de saúde na linha de frente do combate à Covid-19 em Pernambuco. Foram entregues ao SAMU 615 macacões de segurança, 2,5 mil pares de luvas nitrílicas, 10 protetores faciais (face shields) e uma autoclave com capacidade de 54 litros para esterilização de materiais. Também em Pernambuco, a FCA vai doar 30 mil máscaras cirúrgicas descartáveis e 50 quilos de álcool em gel para a Secretária de Saúde do Estado, de modo a auxiliar os profissionais da área com materiais de alta demanda e importância neste momento.

A FCA também disponibilizou, em regime de empréstimo por comodato, 125 veículos dos mais diversos modelos dentro do portfólio da companhia para os Governos Estaduais de Pernambuco e Minas Gerais e também para as Prefeituras de Belo Horizonte e Betim. Os veículos foram oferecidos para dar apoio às diversas ações do poder público no combate à epidemia de Covid-19.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL