Diario de Pernambuco
Busca

H1N1

Campanha de vacinação contra gripe imuniza 300 idosos de instituições de permanência de Olinda

Publicado em: 26/03/2020 21:12

 (Foto: Divulgação / Prefeitura de Olinda)
Foto: Divulgação / Prefeitura de Olinda
A Secretaria de Saúde de Olinda, juntamente com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa e o Programa Nacional de Imunização da Marim dos Caetés, visitou todas as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do município e vacinaram mais de 300 pessoas, sendo 200 delas os residentes dos espaços e o restante devidos entre funcionários das casas, cuidadores e profissionais de saúde.

Além da vacina contra a H1N1, 35 idosos que estão acamados receberam também a Vacina Pneumocócica Polissacarídica 23-valente que é eficaz na prevenção de doença pneumocócica, uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo

São oito instituições espalhadas pelos bairros da cidade. Nelas, mais de 80% dos idosos têm mais 80 anos e alguma doença pré-existente. Assim, essa ação previne a aglomeração nos postos de saúde, protegendo a saúde desses idosos que já é bastante fragilizada.

“Não é uma vacina que cura ou previne Coronavírus, mas mantém protegido da gripe que já é comum nesse período”, afirmou a coordenadora em Saúde da Pessoa Idosa, Silvia Bezerra. E com todas mudanças no cenário nacional relacionadas ao COVID-19, a Vigilância Sanitária de Olinda aproveitou a situação para orientar as ILPIs quanto ao respeito as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS), relacionadas a limpeza e restrição de contato.

Para entrar nas casas, todos os envolvidos tomaram medidas de segurança. Além de máscaras e luvas e descartáveis, foi utilizada uma proteção nos sapatos. Nas unidades só entraram os vacinadores, evitando assim, contato com outras pessoas.  

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL