Diario de Pernambuco
Busca

POSICIONAMENTO

Autoridades defendem isolamento social para combater o novo coronavírus

Publicado em: 30/03/2020 14:41 | Atualizado em: 30/03/2020 15:12

Arco da Lapa, ponto turístico do Rio de Janeiro, vazio. (Foto: Mauro Pimentel/AFP)
Arco da Lapa, ponto turístico do Rio de Janeiro, vazio. (Foto: Mauro Pimentel/AFP)

Nesta segunda-feira (30), várias autoridades se posicionaram em defesa do isolamento social como forma de impedir o avanço do novo coronavírus (Covid-19). O Brasil já registrou 4.362 infectados em todos os estados e 141 óbitos devido à doença.

O Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, afirmou nesta segunda-feira que o isolamento é essencial nesse período para reduzir as infecções. "Tudo o que tem ocorrido no mundo leva a crer da necesidade do isolamento, que é para puxar a diminuição de uma curva (do número de casos) e ter atendimento de saúde para a população em geral. Momento de solidariedade no nosso país e no mundo todo", disse Toffoli. 

Toffoli está em isolamento desde que teve contato com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que testou positivo para a doença. As declarações foram transmitidas ao vivo em uma rede social pelo presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. Na mesma transmissão, Felipe também defendeu o isolamento. "Vamos ficar em casa, com serenidade, e tudo isso vai passar".

O ministro Gilmar Mendes, do STF, também se manifestou e ressaltou que prefeitos e governadores estão tomando decisões alinhadas às determinações do Ministério da Saúde. O ministro ainda completou que surgiram 'problemas políticos' a partir do posicionamento do presidente Jair Bolsonaro, que tem criticado o isolamento social e denfendido o retorno de parte dos trabalhadores às atividades cotidianas.

No Legislativo, líderes do Senado divulgaram e assinaram um manifesto em defesa do isolamento social. O texto foi aprovado na manhã desta segunda-feira (30). "O Senado Federal se manifesta de acordo com as recomendações da OMS e apoia o isolamento social no Brasil, ao mesmo tempo em que pede ao povo que cumpra as medidas ficando em casa", diz o manifesto. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL