Diario de Pernambuco
Busca

coronavírus

Atestado de óbito no Recife é usado em fake news

Publicado em: 29/03/2020 18:59 | Atualizado em: 29/03/2020 21:04

 (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Foto: Reprodução/WhatsApp

Está circulando nas redes sociais a informação de que um borracheiro, primo de um porteiro, morreu em um acidente de trabalho e seu atestado de óbito tinha como causa o novo coronavírus (Covid-19). A informação, que é falsa, está sendo replicada em larga escala pelos usuários brasileiros e relacionada a um morador de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, que faleceu no dia 23 de março, vítima de pnemonia. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde e com o Hospital Maria Lucinda, em Parnamirim, Zona Norte do Recife, onde o homem estava internado, o resultado deu negativo para Covid-19. 

Em posts no Twitter, muitos usuários declaram ser próximas ao homem que faleceu, e narram o caso com a seguinte frase: "Gente! O primo do porteiro aqui do prédio morreu porque foi trocar o pneu do caminhão e o pneu estourou no rosto dele. Receberam o atestado de óbito como se fosse o covid-19. Eles estão indignados".  

O caso também é comentado em áudio que circula no WhatsApp. "Esse amigo meu faleceu segunda-feira, ele era borracheiro. E o pneu de caminhão estourou, com ele fazendo o serviço. E ele foi socorrido para o hospital. Agora o que nos intriga, veja aí o atestado de óbito, a conspiração triste para derrubar o governo Bolsonaro, ou seja, a maioria das pessoas que estão morrendo no estado estão colocando no laudo que é coronavírus. E eu tava lá, eu vi, o acidente foi um pneu que estourou no cara", explica um homem que não se identifica.

Imagens diferentes de um suposto atestado de óbito também circularam nas redes sociais, uma delas é a certidão de óbito do homem de 57 anos e morador de Jaboatão dos Guararapes que faleceu no dia 23 de março após apresentar um quadro de pneumonia. A síndrome respiratória aguda pode ser provocados por diversos vírus como as influenzas A H1N1, A H3N2 ou B, Covid-19, entre outras. 

O coronavírus era uma das possíveis causas da morte que foi descartada após o exame laboratorial. Em comunicado divulgado no dia 25 de março, o Hospital Maria Lucinda, no bairro do Parnamirim, na Zona Oeste do Recife, informou que o homem deu entrada no hospital no dia 21 deste mês, e o resultado do exame coletado na instituição deu positivo para Influenza A. 

A notificação também foi descartada pela Secretaria Estadual de Saúde, que até o momento confirmou 5 mortes pela Covid-19 no estado, sendo 4 homens e uma mulher, entre eles um é estrangeiro e 4 são residentes do município de Recife, portanto nenhum óbito de morador de Jaboatão dos Guararapes foi registrado.

A SES-PE divulgou, ainda, uma nota reforçando o compromisso com a população nesses tempos de crise na saúde mundial. "Neste momento é importante também o combate às fake news relativas ao monitoramento de casos da Covid-19", pede o comunicado. 

 (Foto: Reprodução/Twitter)
Foto: Reprodução/Twitter

 (Foto: Reprodução/Twitter)
Foto: Reprodução/Twitter
 (Foto: Reprodução/Twitter)
Foto: Reprodução/Twitter
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL