Diario de Pernambuco
Busca

Devolução

SDS realiza mutirão para devolução de aparelhos celulares roubados

Publicado em: 20/02/2020 12:38

 (SDS/Divulgação )
SDS/Divulgação

A Secretaria de Defesa Social (SDS) realizou nesta quinta-feira (20), um mutirão para devolver 200 celulares recuperados por roubos e furtos na Região Metropolitana do Recife. Os aparelhos foram identificados devido ao cadastro, feito pelos donos, no sistema Alerta Celular, criado em 2017 pela SDS. 


O Secretário Executivo de Defesa Social, Humberto Freire, alertou sobre a importância de se cadastrar na plataforma. "É importante que os cidadãos se cadastrem na plataforma para que nós possamos não só devolver o pertence ao dono, como também identificar quem cometeu o roubo ou furto".

De acordo com Humberto, o sistema registrou um número maior de cadastrados e facilitou a devolução dos aparelhos celulares. "Em 2017 devolvemos cerca de mil aparelhos. Em 2018 mais de 5 mil celulares foram devolvidos, e em 2019 mais de 11 mil aparelhos foram resgatados. Apesar disso, o número de crimes como esse vem caindo no estado, é uma redução média de 5 mil casos a menos todos os anos", informou.

 

A comerciante Cicera da Conceição, 69 anos, teve o presente de aniversário furtado. "Eu fui atenter um cliente e deixei o celular na barraca, quando eu voltei não estava mais lá. Eu não esperava nunca receber de volta o aparelho, até pensei que fosse trote quando me ligaram informando que haviam recuperado o meu telefone".   

 

Durante o carnaval, stands da Secretaria de Defesa Social serão instalados em Pernambuco, onde os foliões poderão realizar o registro de roubo ou furto do aparelho de forma imediata.

Para o coordenador do Programa Alerta Celulares, Major Moreno, o número de cadastros realizados é muito inferior a quantidade de cidadãos que possuem os aparelhos. "O número de pessoas registradas na plataforma fica em torno de 4,5% apenas. Por isso que pedimos para a população se inscrever através do site da SDS, procurando o banner do serviço", explicou.

Para se inscrever é necessário acessar o site www.sds.gov.br, em seguida clicar no anúncio do projeto para iniciar o cadastro informando os dados pessoais. Após a realização do cadastro, o usuário receberá um e-mail para confirmar a inscrição. Após a confirmação, a pessoa deverá retornar para o site e cadastrar o aparelho celular.   

Para identificar o número de cadastro do aparelho basta digitar *#06#. Caso o aparelho já tenha sido furtado, o dono poderá identificar através da nota fiscal ou da caixa onde o aparelho foi recebido. Após identificar o número, basta registrar um boletim de ocorrência online ou na própria delegacia. 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL