Diario de Pernambuco
Busca

Mudança

Metrô muda funcionamento para evitar tumulto no Galo; veja como fica

Publicado em: 20/02/2020 13:40 | Atualizado em: 20/02/2020 15:19

Metrô ressuscita bilhetes de papel excepcionalmente para o Galo. (Foto: Diogo Cavalcante/DP.)
Metrô ressuscita bilhetes de papel excepcionalmente para o Galo. (Foto: Diogo Cavalcante/DP.)
Quem usar o Metrô do Recife no dia do Galo da Madrugada deve ficar atento. Neste sábado, apenas as estações Recife, Joana Bezerra, Afogados (Linha Centro) e Largo da Paz (Linha Sul) irão funcionar normalmente, das 5h às 23h. As outras 12 estações da Linha Centro, as 9 da Linha Sul e toda a linha VLT/Trem Diesel, das 14h às 20h, somente servirão para desembarque de passageiros. A medida, divulgada na manhã desta quinta-feira (20), será tomada para dar conta da movimentação de saída de foliões da festa

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) estima que 300 mil passageiros devem usar o serviço no dia. Para garantir a eficiência do plano, os maquinistas dos trens estarão acompanhados de outros funcionários do sistema dentro da cabine - pode ser um supervisor, um engenheiro ou um técnico de manutenção.

“Quando o folião está vindo para festa, ele vem de todos os lugares. Já na hora do retorno, todo mundo quer embarcar na mesma hora. Durante tantos anos de Galo da Madrugada, notamos que 80% do fluxo se concentra no retorno da festa. Resolvemos concentrar o fluxo para que a gente tenha mais trens levando as pessoas de volta, desobstruindo as plataformas e diminuindo a espera”, justifica o superintendente de Comunicação da CBTU Recife, Salvino Gomes

A CBTU promete intervalos pequenos entre um trem e outro no dia. Para a Linha Centro, o tempo estimado é de 5 minutos e 30 segundos. Já na Linha Sul, 7 minutos e 30 segundos. Caso necessário, a empresa irá colocar mais trens circulando, podendo ativar até 13 locomotivas na Linha Centro e até 9 na Sul. 

O passageiro tem duas opções para utilizar o sistema do metrô no dia do Galo: o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), como de costume, ou o bilhete de papel, à venda nas estações Recife, Joana Bezerra, Afogados e Prazeres. O bilhete foi ressucitado pela CBTU para ajudar a agilizar o embarque/desembarque de passageiros e só é válido neste sábado.

Pequenas causas
A administradora do Metrô do Recife irá ceder parte da estação Recife, no bairro de São José, para abrigar uma das unidades do Juizado do Folião - iniciativa conjunta de diversas instituições públicas para lidar com as ocorrências de pequeno porte na festa, como ameaças, pequenas lesões corporais, tumultos e porte de drogas. O estacionamento da estação ficará à disposição da Defesa Civil e da Polícia Rodoviária Federal, para o pouso de helicópteros, caso necessário.

Quanto ao Juizado do Folião, que funcionará das 13h às 22h, a CBTU investiu R$ 44 mil em sua construção. Integramo projeto as polícias Civil, Militar e Científica, o Instituto de Medicina Legal, o Instituto de Identificação Tavares Buril, e as versões estaduais do Tribunal de Justiça (TJPE), Ministério Público (MPPE) e Defensoria Pública (DPE/PE). 

Além da unidade na estação Recife, o juizado especial estará presente no Fórum Thomaz de Aquino. Casos graves, como roubos, furtos e crimes violentos serão repassados normalmente ao Fórum Rodolfo Aureliano, na Joana Bezerra.

Polícia, Bombeiros e Samu
O Galo da Madrugada será acompanhado por 4.445 profissionais de segurança. 3.147 deles serão PMs, 974 dos Bombeiros, 289 da Polícia Civil e 35 da Polícia Científica. Os lançamentos de equipes nas ruas do trajeto começam às 16h desta sexta-feira (21).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ficará com cinco postos de atendimento médico no percurso do Galo, das 7h até o término do desfile. Eles ficarão instalados na Praça Sérgio Loreto, no Pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto (em frente ao Edifício San Rafael), Rua do Sol (esquina com Matias de Albuquerque) e Rua 1º de Março (Policlínica Centro). 

Os postos terão ambulância de suporte básico, três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem. Também estará de prontidão uma ambulância de suporte avançado e equipes de motosocorristas farão atendimentos durante todo o desfile do bloco. 

O Corpo de Bombeiros, além de trabalhar de forma integrada com o Samu, estará presente nas plataformas no percurso.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL