Diario de Pernambuco
Busca

INVESTE TURISMO

Governo federal anuncia investimento de R$ 413 mil no Paço do Frevo

Publicado em: 19/02/2020 10:34 | Atualizado em: 19/02/2020 15:24

Marcelo Álvaro Antônio visitou locais turísticos do Recife nesta quarta-feira (19), junto a Gilson Machado Neto, da Embratur, e Ana Paula Vilaça, da prefeitura. (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP.)
Marcelo Álvaro Antônio visitou locais turísticos do Recife nesta quarta-feira (19), junto a Gilson Machado Neto, da Embratur, e Ana Paula Vilaça, da prefeitura. (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP.)

O governo federal vai liberar R$ 413 mil para reformar o Paço do Frevo, no Recife Antigo. O investimento faz parte do programa Investe Turismo, criado em maio de 2019 para reforçar a qualidade e competitividade das rotas de turísticas nacionais. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (19), durante a visita do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, à capital pernambucana. A verba já está reservada e deve ser liberada após os devidos trâmites legais.

Por enquanto, não há uma data exata para a conclusão do serviço, mas o ministro espera que seja finalizado ainda em 2020. “A gente sabe a importância cultura do frevo para todo o Brasil. Esse recurso (que será repassado) está no Investe Turismo, que é uma parceria com o Sebrae, que repassa o dinheiro para o estado executar a obra”, explica Marcelo, que desembarcou no Recife na noite dessa terça (18).

Para a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, o investimento reforça a importância do equipamento para a cidade. “É um espaço que conta a história do frevo o ano inteiro, onde o turista que vem a cidade tem a oportunidade de conhecer nossa tradição. Constantemente, a prefeitura realiza ações de promoção e um aporte financeiro do governo federal é muito importante”, comenta.

 

Marcelo está realizando visitas técnicas em cidades-pólo do carnaval, a pedido do presidente Jair Bolsonaro. “A presença do governo federal é fundamental para que a gente possa acompanhar de perto e dar toda a assistência à região nesse momento importante. Temos números que mostram que o carnaval de 2020 será o melhor dos últimos cinco anos. E o impacto disso no turismo, na movimentação financeira da cidade, é fundamental”, acrescenta o ministro.

Outro local visitado pelo ministro foi o Cais do Sertão. (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP.)
Outro local visitado pelo ministro foi o Cais do Sertão. (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP.)
Tour

A agenda de Marcelo Álvaro Antônio no Recife começou por volta das 9h30, com uma visita à Sinagoga Kahal Zur Israel. Acompanhado do presidente da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), Gilson Machado Neto, e da secretária municipal Ana Paula Vilaça, o ministro também conheceu a Central do Carnaval, o Paço do Frevo, o museu Cais do Sertão e a sede do Galo da Madrugada.

Na sede do bloco, foi recepcionado por dançarinos de frevo, com quem ensaiou alguns poucos passos, e recebeu de presente do presidente da agremiação, Rômulo Menezes, um quadro com o desenho do galo gigante, assinado por J. Borges: “Esse aqui vai para a minha casa”. À tarde, ele participa de reunião na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Boa Viagem, e em seguida passa por Olinda. À noite, embarca para Salvador.

Filme

Na ida à Sinagoga Kahal Zur Israel, a mais antiga das Américas, a presidente da Federação Israelita de Pernambuco, Sônia Sette, apresentou à comitiva do ministro o projeto de uma exposição que retrata a saga de 23 judeus que saíram do Recife para fundar Nova York. O material deverá ser apresentado em breve na Organização das Nações Unidas (ONU). Gilson da Embratur quer transformar a história em um filme, para atrair o turismo religioso à capital pernambucana.

“Isso precisa ser contado. A Embratur está com um projeto de filme com essa história, para que seja um marco e ponha o Recife no calendário mundial de turismo judaico. Veja o exemplo daquele filme, A Praia, filmado na Tailândia, o quanto que atraiu turista”, defende. Segundo o presidente da instituição, a obra deve ser dirigida por Frederico Lapenda.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL