Diario de Pernambuco
Busca

SERTÃO

Carnaval de Triunfo: conheça seus caretas e chicotes

Publicado em: 23/02/2020 08:27 | Atualizado em: 23/02/2020 08:40

 
Atualmente, a cidade conta com o museu intitulado "Casa do Careta", localizada no bairro Alto da Boa Vista. (Foto: Ricardo Moura/ Divulgação Fundarpe)
Atualmente, a cidade conta com o museu intitulado "Casa do Careta", localizada no bairro Alto da Boa Vista. (Foto: Ricardo Moura/ Divulgação Fundarpe)
Com o som do chicote e da tabuleta - uma espécie de chocalho pendurado em uma tábua de madeira -, quem conhece já sabe: os caretas estão se aproximando. Típico da cidade de Triunfo, sertão do estado e localizada a 405 quilômetros do Recife, os caretas saem com suas vestes e máscaras fazendo barulho com seus relhos - um tipo de chicote com um som estridente que mais parece um tiro - e tabuletas pelas ruas do centro da cidade, chamando atenção por onde passam na tradicional segunda-feira de carnaval.
 
Originado em 1917, os caretas saem em grupos chamados de “trecas”. As vestimentas são compostas por um grande chapéu, roupas coloridas e a máscara de semblante entristecido, mas não se engane, os grupos são felizes e engraçados. 
 
Surgido com roupa simples e máscara produzida com papel, grude e amido, em um molde de madeira ou de cimento, hoje é algo bem mais sofisticado, mas sem perder a irreverência, que é marca registrada das “ trecas”. Atualmente, a cidade conta com o museu intitulado “Casa do Careta”, localizada no bairro Alto da Boa Vista. O local possui uma sala de audiovisual com um acervo histórico dos caretas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL