Diario de Pernambuco
Busca

Circulação

Candeias pode ganhar binário entre as avenidas Bernardo Vieira de Melo e Castelo Branco

Publicado em: 17/01/2020 06:00 | Atualizado em: 16/01/2020 22:09

Foto: Bruna Costa/ Esp. DP Foto.
A pista aberta na faixa de areia da praia de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), como continuação da Avenida Bernardo Vieira de Melo, segundo a própria prefeitura, pode ter uma explicação. É que o município está estudando fazer um binário entre as avenidas Presidente Castelo Branco e Bernardo Vieira de Melo, no trecho do bairro de Candeias onde a via ainda é mão dupla. A primeira deve absorver o fluxo de quem vem de Piedade sentido Reserva do Paiva, enquanto a segunda vai escoar o trânsito no sentido Recife. 

Para algumas pessoas, inclusive, o prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira já teria confirmado o projeto, que ainda não tem data prevista para iniciar as obras. “Ele estava em comitiva, no mês de dezembro, durante o trabalho de recapeamento da Avenida Castelo Branco e veio apertar minha mão. Eu reclamei do transtorno das obras da Compesa. E Anderson Ferreira me disse que tinha uma boa notícia para melhorar o trânsito daqui. Contou que a prefeitura iria formar um binário entre as duas avenidas e a Castelo Branco seria sentido único para o Paiva”, relatou o gerente de um comércio nesta avenida, Josiel Clarindo, 49. 

A grande mudança de circulação no tráfego do bairro de Candeias, a partir da “Curva do Sesc” até a Reserva do Paiva, pretende reduzir os constantes congestionamentos na região, sobretudo no horário de pico. Segundo alguns moradores, à medida que as obras de saneamento da Companhia Pernambucana de Saneamento e Água (Compesa) estão sendo concluídas, alguns equipamentos de trânsito estão sendo suprimidos e algumas alterações já denotam a possível implantação do binário. Um dos semáforos da Rua Jangadeiro com a Avenida Bernardo Vieira de Melo já foi retirado. “Quem está na beira-mar e segue pela Rua Jangadeiro sentido Bernardo Vieira de Melo hoje pode dobrar à direita, sentido Piedade, ou à esquerda, sentido Barra de Jangada. Com o binário, o motorista só poderá dobrar à direita sentido Piedade, o que para mim explica a retirada do semáforo, já que ele não teria mais sentido”, disse um morador de Jaboatão dos Guararapes, que preferiu não se identificar. Para ele, o binário vai beneficiar sobretudo os moradores da Reserva do Paiva. 

Alguns sinalizadores de pista e placas de trânsito também foram alterados nas duas principais avenidas do bairro de Candeias. O contador Paulo Lucas Albuquerque, 27, contou que há cerca de um mês o meio-fio da pista sentido Piedade da Bernardo Vieira de Melo foi pintado de amarelo para proibir o estacionamento. “Hoje, na prática, a Bernardo Vieira de Melo, no trecho entre a Curva do S e Barra de Jangada, só tem uma faixa indo e outra voltando, porque tem estacionamento nos dois lados da rua. Quando começarem a multar quem estaciona no meio-fio amarelo, vamos ter duas faixas de rolamento sentido Piedade. Mas se fizerem esse binário será ótimo, porque do jeito que está hoje é complicado circular por Candeias. 

A Prefeitura de Jaboatão disse que existe um estudo de viabilidade em andamento, mas ainda muito incipiente. Afirmou que caso um binário seja viável em Candeias, algumas obras antecederiam a implantação do projeto, como o asfaltamento de ruas e a reorganização de linhas e paradas de ônibus. Informou ainda que a proposta é uma antiga solicitação dos moradores da região.

A circulação de veículos entre os bairros de Piedade e Candeias é um dos pontos mais críticos de congestionamento na Região Metropolitana do Recife. Isso porque a Avenida Bernardo Vieira de Melo, no trecho de Barra de Jangada até a Curva do Sesc, só possui uma faixa de rolamento disponível para circulação de veículos no sentido Recife (a outra faixa serve de estacionamento), dificultando o tráfego pela manhã. Já no fim do dia, o congestionamento sobrecarrega a Avenida Ayrton Senna, sobretudo a partir do Habib’s, onde a via afunila e passa de seis para três faixas de rolamento. Oito linhas de ônibus circulam na região. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL