Diario de Pernambuco
Busca

Assistência

Unidade móvel para abordagem social de usuários de drogas vai circular pelo Recife

Publicado em: 12/12/2019 16:09 | Atualizado em: 12/12/2019 16:12

 (Foto: Teresa Maia/Arquivo DP.)
Foto: Teresa Maia/Arquivo DP.

Será lançado nesta sexta-feira (13), às 7h, no Parque 13 de Maio, Centro do Recife, um serviço itinerante de abordagem usuários de álcool e outras drogas. O Acolhe Vida utilizará uma unidade móvel como estratégia, unindo as ações de prevenção, cuidado e inserção social junto a pessoas vulneráveis. A capacidade de atendimento inicial está estimada em 768, entre usuários e familiares, que serão acompanhados sistematicamente por mês, com Plano Individual de Atendimento (PIA).

A abordagem será executada nas cenas de uso, com prévia avaliação da área onde a unidade móvel ficará instalada em período diurno. Para isso, foi feito mapeamento dos serviços públicos de atenção básica - de saúde, da assistência social, esportes, educação - que poderão dar suporte à intervenção, quando necessário. A proposta é levar o atendimento, que já é realizado pela Prefeitura do Recife, para pontos com grande demanda de usuários – territórios prioritários, promovendo mobilização social e descentralizando atendimento, por meio de triagens, orientações e, quando necessário, disponibilizando acolhimento intensivo.

O programa propõe atendimento baseado nos vínculos do usuário, da família e da comunidade. Para isso, será utilizada a metodologia da entrevista semiestruturada através do Plano Individual de Atendimento (PIA), que é uma ferramenta de abordagem inicial, visando traçar o perfil do usuário. Os encaminhamentos serão efetivados conforme o diagnóstico da situação de cada abordado.

O Programa Acolhe Vida Recife visa promover o cuidado especializado, no âmbito da política sobre drogas, para usuários de drogas e seus familiares, através da escuta qualificada e acompanhamento individual ou em grupos, assim como a realização de encaminhamentos para as redes de serviços. Além disso, mapeia áreas com fins diagnósticos, promove mobilização social, descentraliza atendimento, promove dialogando, procede por meio de triagens, realiza orientações e, quando necessário, disponibiliza acolhimento intensivo. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL