Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Últimas

VESTIBULAR 2020

Porto Digital e Unicap lançam curso de Sistemas para Internet; área tem vagas sobrando

Publicado em: 03/12/2019 17:15 | Atualizado em: 03/12/2019 18:45

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital; Marcela Valença, Gerente de Pessoas do Porto Digital;  Degislando Nóbrega, Pró-reitor de Graduação da Unicap; e Robson Lins, coordenador do curso (Foto: Carla Siqueira/Assecom Unicap)
Pierre Lucena, presidente do Porto Digital; Marcela Valença, Gerente de Pessoas do Porto Digital; Degislando Nóbrega, Pró-reitor de Graduação da Unicap; e Robson Lins, coordenador do curso (Foto: Carla Siqueira/Assecom Unicap)
Em um cenário de falta de mão de obra disponível para a área de tecnologia e vagas ociosas no meio, o Porto Digital e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) lançaram, nesta terça-feira (3), o curso de Sistemas para Internet. A novidade já estará disponível para o Vestibular 2020 e as inscrições vão até a próxima quinta-feira (5), através do site vestibular.unicap.br.  

Diferente do tradicional, ao longo do curso serão concedidas certificações. O estudante que concluir o primeiro módulo, será reconhecido como “Desenvolvedor de Software Junior”, já aquele que finalizar o segundo módulo, será certificado como “desenvolvedor de Software Pleno”, e assim sucessivamente. A formação completa levará dois anos e meio de duração e será oferecido no turno da noite, na Unicap. 

O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, explica que o parque tecnológico entra nesta parceria sugerindo um conteúdo adequado ao mercado e uma proposta de imersão nas empresas, aumentando chances de empregabilidade dos alunos e os fazendo trabalhar com problemas reais. Sistemas para Internet deve ser, segundo Pierre, "o primeiro de muitos" em conjunto com a Universidade Católica. Para o futuro, há o desejo de trazer cursos como Engenharia de Software e Engenharia da Computação, que possam suprir as vagas ociosas na área de tecnologia. 

Para ingressar no curso, não é necessário conhecimento prévio na área, segundo explica o coordenador, professor Robson Lins. De acordo com ele, será ofertada, já no começo, "formação básica, mas desde o início tendo contato com problemas reais e usando o conhecimento adquirido durante as disciplinas". 

Inteligência Artificial, Programação, Empreendedorismo e Inovação, Design Thinking e Banco de Dados estão entre as matérias que serão ensinadas no curso. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
João e os 50 anos de colunismo social
Comerciantes e moradores da várzea pedem por saneamento básico
Saúde bucal na adolescência
Primeira Pessoa com Wladimir Reis
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco