Diario de Pernambuco
Busca

LEVANTAMENTO

Número de mortes de lideranças indígenas em 2019 é o maior em 11 anos, diz CPT

Publicado em: 10/12/2019 10:40 | Atualizado em: 10/12/2019 11:26

Corpo do cacique Firmino Silvino Guajajara é sepultado no Maranhão nesta segunda-feira (9). (Foto: Divulgação/Magno Guajajara)
Corpo do cacique Firmino Silvino Guajajara é sepultado no Maranhão nesta segunda-feira (9). (Foto: Divulgação/Magno Guajajara)
De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o número de lideranças indígenas mortas em conflitos no campo em 2019 foi o maior em pelo menos 11 anos. Em dados divulgados na segunda-feira (9), 7 mortes foram contabilizadas em 2019, contra 2 mortes em 2018. O balanço final só será feito em abril de 2020.
 
Os casos mais recentes envolveram três ativistas indígenas. No Maranhão, em Jenipapo dos Vieiras, dois indígenas Guajajara morreram e outros dois ficaram feridos durante um atentado no sábado (7); em Manaus, no Amazonas, o ativista da etnia Tuyuca Humberto Peixoto Lemos morreu no hospital após ser agredido a pauladas.
 
Na segunda-feira (9), a Força Nacional foi enviada para a terra indígena do Maranhão.

O levantamento da CPT é feito com base em dados enviados pelas pastorais de cada região. São levados em consideração apenas assassinatos relacionados a conflitos pela terra. Além das mortes de lideranças, o estudo contabiliza também mortes de indígenas que não são líderes de suas comunidades. Levando em consideração as mortes de lideranças e de indígenas somadas, 2013 e 2016 tiveram números maiores.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL