Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Últimas

Educação

Participantes do SSA 1 e SSA 2 da UPE tem até as 23h59 de hoje para contestar questões

Publicado em: 03/12/2019 13:00 | Atualizado em: 03/12/2019 13:08

O Sistema Seriado de Avaliação é composto por três fases. (Foto: UPE/Divulgação.)
O Sistema Seriado de Avaliação é composto por três fases. (Foto: UPE/Divulgação.)

Chegaram ao fim ontem a primeira e segunda etapas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA 1 e SSA 2) da Universidade de Pernambuco (UPE). As provas aconteceram em todo o estado e terminaram com 8,82% de abstenção no SSA 1 e 7,18% no SSA 2. Os participantes têm até as 23h59 de hoje para contestar os gabaritos preliminares dos dois dias de provas. Os recursos devem ser submetidos pelos estudantes à Coordenação Pedagógica da Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos, pela internet, usando login e senha previamente cadastrados. As respostas serão disponibilizadas aos candidatos em cinco dias úteis. O desempenho individual dos estudantes nessas duas fases do seriado será divulgado até o dia 15 de março de 2020, apenas no sistema de inscrição.

Dos 28.955 candidatos inscritos no SSA 1, 2.554 não compareceram aos locais de prova. Duas eliminações por porte de celular foram registradas no segundo dia dos testes e aconteceram nas escolas Politécnica, na Madalena, e Santos Dumont, em Boa Viagem. O polo com o maior índice de abstenção na primeira fase do seriado foi Arcoverde, no Sertão do estado. Dos 1.254 inscritos para fazer provas no município, 165 (13,16%) faltaram no primeiro dia e 191 no segundo dia, isto é, 15,23% a taxa de faltosos. O menor índice de abstenção foi registrado no Recife. Dos 13.116 inscritos na capital pernambucana, 682 (5,2%) faltaram no primeiro dia e 750 no segundo, finalizando o exame com 5,72% de abstenção nos polos da cidade.

Já a abstenção do segundo dia de provas do SSA 2 foi de 7,182%. Dos 19.704 candidatos inscritos, 1.311 não compareceram aos locais de prova. Não houve eliminação por porte de celular. O polo com o maior índice de abstenção no SSA 2 foi Caruaru, no Agreste do estado. Dos 1.415 inscritos para fazer provas no município, 155 (10,95% do total) faltaram no primeiro dia e mais 154 no segundo dia (1,88%). O menor índice de abstenção foi registrado no Recife. Dos 9.412 inscritos na capital pernambucana, 314 (3,34%) faltaram no primeiro dia e 374 no segundo, finalizando o exame com 3,97% de abstenção nos polos da cidade.

No primeiro dia de provas, nesse domingo, os candidatos responderam questões das disciplinas de língua portuguesa, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia. Ontem, foi dia das provas de biologia, química, história, geografia e sociologia. Os gabaritos preliminares dos dois dias já foram divulgados pela UPE. Os professores de química do Colégio Núcleo Aloísio Araújo, Betania Melo e Pedro Nunes observaram erros em quatro das dez questões da prova de química do SSA 1. “Na questão 11, a banca não considerou o dado de 80% que a própria questão forneceu e há a necessidade de anulação. Nos quesitos 16 e 17, percebemos um erro grave de digitação do gabarito. A questão 16 corresponde ao modelo de Dalton e a 17 ao fenômeno da Alotropia, portanto, precisa de mudanças de gabaritos. Já na questão 18, a banca não considerou o balanceamento das equações, sendo necessária também a anulação”, afirmaram.

Cálculo

O Sistema Seriado de Avaliação é composto por três fases. No primeiro ano do ensino médio, os estudantes participam do SSA 1. O SSA 2 e SSA 3 são voltados para alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio, respectivamente. Para conseguir uma boa nota ao final do processo, os estudantes precisam ter conquistado bons índices de rendimento nos três anos de provas.

A nota para concorrer a uma vaga da universidade pelo SSA só é obtida ao concluir todo o processo, ou seja, da realização das três etapas. Para o cálculo da nota final, os resultados do SSA 1 e do SSA 2 são multiplicados por três. Já a nota do SSA 3 é multiplicada por quatro. Os resultados dessas três contas são somadas e divididas por dez. O cômputo dessa operação é a nota final do candidato, com a qual ele concorre a uma vaga na UPE.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
João e os 50 anos de colunismo social
Comerciantes e moradores da várzea pedem por saneamento básico
Saúde bucal na adolescência
Primeira Pessoa com Wladimir Reis
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco