Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

Música

Orquestra Criança Cidadã apresenta concerto em Boa Viagem no próximo domingo

Publicado em: 10/12/2019 10:58

Os jovens instrumentistas farão a entrega de doações a um abrigo de refugiados indígenas venezuelanos no Recife. (Foto: Orquestra Criança Cidadã/Divulgação.)
Os jovens instrumentistas farão a entrega de doações a um abrigo de refugiados indígenas venezuelanos no Recife. (Foto: Orquestra Criança Cidadã/Divulgação.)
No próximo domingo (15), às 17h, a Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque realiza seu sexto e último concerto oficial da temporada. A apresentação, na Igreja Batista Emanuel em Boa Viagem, celebra um ano positivo para o projeto social especialmente neste semestre, com a presença no 11° Festival Internacional de Arte Folclórica da China, em agosto, e a participação na abertura da 11ª cúpula do Brics, em novembro.

Como iniciativa de solidariedade natalina proposta pelos músicos, no local do evento haverá um ponto para recolhimento de brinquedos, roupas e alimentos não perecíveis. Na semana seguinte, os jovens instrumentistas farão a entrega das doações a um abrigo de refugiados indígenas venezuelanos no Recife.

O concerto, sob regência do maestro Nilson Galvão Jr., tem entrada gratuita e traz no programa duas obras de compositores de primeira grandeza do período romântico: o finlandês Jean Sibelius (1865-1957) e o russo Piotr Ilitch Tchaikovski (1840-1893). De Sibelius, a Orquestra Criança Cidadã interpretará o poema sinfônico "Vårsång" ("Canção da primavera", em português), composto em 1894, com duração de aproximadamente oito minutos.

A peça principal do repertório é a "Sinfonia n° 5 em mi menor" de Tchaikovski, a penúltima das seis sinfonias numeradas (além da "Sinfonia Manfredo" e da inacabada "Sinfonia em mi bemol") escrita pelo criador da música dos famosos balés "O lago dos cisnes", "A Bela Adormecida" e "O quebra-nozes". A "Quinta sinfonia" possui um melodioso e compenetrado leitmotiv (motivo condutor), exposto pelas clarinetas logo nos compassos iniciais da partitura e que perpassa todos os quatro movimentos da obra.

A Orquestra Criança Cidadã é um projeto realizado pela Associação Beneficente Criança Cidadã, com incentivo do Ministério da Cidadania, via Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Serviço
Orquestra Criança Cidadã - Sexto Concerto Oficial da Temporada 2019
Data: 15 de dezembro de 2019 (domingo)
Horário: 17h
Local: Igreja Batista Emanuel em Boa Viagem
Endereço: Rua Maria Carolina, 500, Boa Viagem, Recife
Entrada: Gratuita, sendo solicitada a doação de alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Grande explosão atinge Beirute, capital do Líbano
Comerciantes de praias do estado protestam em frente ao Palácio
Rhaldney Santos entrevista o pré-candidato à prefeitura do Recife  Paulo Rubem
Aumenta tensão entre o STF e o Facebook por conta de ordem de exclusão de perfis
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco