Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Últimas

Música

Orquestra Criança Cidadã apresenta concerto em Boa Viagem no próximo domingo

Publicado em: 10/12/2019 10:58

Os jovens instrumentistas farão a entrega de doações a um abrigo de refugiados indígenas venezuelanos no Recife. (Foto: Orquestra Criança Cidadã/Divulgação.)
Os jovens instrumentistas farão a entrega de doações a um abrigo de refugiados indígenas venezuelanos no Recife. (Foto: Orquestra Criança Cidadã/Divulgação.)
No próximo domingo (15), às 17h, a Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque realiza seu sexto e último concerto oficial da temporada. A apresentação, na Igreja Batista Emanuel em Boa Viagem, celebra um ano positivo para o projeto social especialmente neste semestre, com a presença no 11° Festival Internacional de Arte Folclórica da China, em agosto, e a participação na abertura da 11ª cúpula do Brics, em novembro.

Como iniciativa de solidariedade natalina proposta pelos músicos, no local do evento haverá um ponto para recolhimento de brinquedos, roupas e alimentos não perecíveis. Na semana seguinte, os jovens instrumentistas farão a entrega das doações a um abrigo de refugiados indígenas venezuelanos no Recife.

O concerto, sob regência do maestro Nilson Galvão Jr., tem entrada gratuita e traz no programa duas obras de compositores de primeira grandeza do período romântico: o finlandês Jean Sibelius (1865-1957) e o russo Piotr Ilitch Tchaikovski (1840-1893). De Sibelius, a Orquestra Criança Cidadã interpretará o poema sinfônico "Vårsång" ("Canção da primavera", em português), composto em 1894, com duração de aproximadamente oito minutos.

A peça principal do repertório é a "Sinfonia n° 5 em mi menor" de Tchaikovski, a penúltima das seis sinfonias numeradas (além da "Sinfonia Manfredo" e da inacabada "Sinfonia em mi bemol") escrita pelo criador da música dos famosos balés "O lago dos cisnes", "A Bela Adormecida" e "O quebra-nozes". A "Quinta sinfonia" possui um melodioso e compenetrado leitmotiv (motivo condutor), exposto pelas clarinetas logo nos compassos iniciais da partitura e que perpassa todos os quatro movimentos da obra.

A Orquestra Criança Cidadã é um projeto realizado pela Associação Beneficente Criança Cidadã, com incentivo do Ministério da Cidadania, via Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Serviço
Orquestra Criança Cidadã - Sexto Concerto Oficial da Temporada 2019
Data: 15 de dezembro de 2019 (domingo)
Horário: 17h
Local: Igreja Batista Emanuel em Boa Viagem
Endereço: Rua Maria Carolina, 500, Boa Viagem, Recife
Entrada: Gratuita, sendo solicitada a doação de alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Dona Maria: a mulher por trás da personagem
In Set: eternize momentos com a Verde Joias
O estudante que tirou nota máxima na redação do Enem
João Alberto entrevista Fernando Cerqueira
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco