Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Últimas

LANÇAMENTO

Livro de Carla Tieppo explica os segredos da neurociência

Publicado em: 03/12/2019 18:39 | Atualizado em: 03/12/2019 18:56

 (Autora é pioneira em cursos de extensão na área de neurociência no Brasil  Crédito: Leandro de Santana/Esp. DP FOTO)
Autora é pioneira em cursos de extensão na área de neurociência no Brasil Crédito: Leandro de Santana/Esp. DP FOTO

Entender a neurociência e compreender as nossas reações emocionais é um dos objetivos do livro Uma viagem pelo cérebro: a via rápida para entender a neurociência, lança nesta terça-feira (03) na Livraria Jaqueira, no Bairro do Recife, às 18h, ao lado do Shopping do Paço Alfândega. A neurocientista Carla Tieppo, pioneira em cursos de extensão na área de neurociência no Brasil, resolveu traduzir numa linguagem mais simples o complexo universo do cérebro.

“O livro foi feito para leigos justamente para democratizar o acesso a essa informação. Procurei fazer um livro de forma acessível, porém profunda. Sem banalizar o tema porque é muito sério. Tudo o que a pessoa aprende sobre neurociência está, na verdade, aprendendo sobre si mesma”, ressaltou a autora.

Segundo a neurocientista, muitas pessoas têm dificuldades em lidar com as questões emocionais. “Quando se estuda o cérebro é possível compreender um sistema, que está aí trabalhando a nosso favor”, revelou. Ela explica que o estudo do cérebro pode ser também explicado por meio de analogias. “A gente consegue fazer analogias com outros sistemas de informação a exemplo da inteligência artificial”, explicou.

“Este livro é uma extraordinária e eletrizante viagem pelo cérebro humano – o dispositivo mais complexo e surpreendente de todo o universo. Nessa jornada, você vai descobrir como funciona essa “massa” estranha dentro da sua cabeça que, apesar de ter só cerca de um quilo e meio e caber na palma das mãos, apresenta 86 bilhões de neurônios em ampla conexão e é capaz de coisas tão incríveis. Os seres humanos criam tecnologias fantásticas, fazem cálculos complexos e maravilhas na arte, reconhecem expressões faciais, planejam seu futuro, mandam pessoas pro espaço… E tudo graças ao cérebro”, ressaltou Nelcy Campos Filho, conselheiro da Associação Comercial de Pernambuco e Rio de Janeiro e aluno do curso de pós-gradução em neurociência: o futuro sustentável das pessoas e das organizações.

Serviço:
Lançamento - 18h
Auditório da Livraria Jaqueira
Rua Madre de Deus, S/N, Bairro do Recife
ao lado do Shopping Paço Alfândega

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
João e os 50 anos de colunismo social
Comerciantes e moradores da várzea pedem por saneamento básico
Saúde bucal na adolescência
Primeira Pessoa com Wladimir Reis
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco