Diario de Pernambuco
Busca

Confraternização

Cantata de Natal da Fundaj tem banda sinfônica, culto ecumênico e abertura de exposição

Publicado em: 13/12/2019 21:21

Foto: Bruna Costa/Esp. DP Foto.
A varanda do Solar Francisco Pinto Guimarães, na Fundação Joaquim Nabuco, no bairro de Casa Forte, foi palco no início da noite desta sexta-feira (13) da Cantata Natalina Fundaj, que reinaugurou o Coral da Fundaj, formado por funcionários e servidores, após mais de 30 anos sem atividades. O grupo ganhou corpo com a participação de outros seis corais, como o Vozes da Globo, Madrigal Lindbergh Pires, Chesf Recife, Grupo Vocal Bom Dia, o Coral Canto no Ponto, do Consórcio Grande Recife, e o Coral Espírita Afag Olinda. A apresentação com músicas natalinas foi aberta ao público e promoveu um clima de confraternização entre os presentes. 

Antes da cantata, houve um culto ecumênico com a participação do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, do espírita e médium Francisco da Rocha, do babalorixá Pai Edson Omolu, da Tenda e Umbanda e Caridade do Caboclo Flecheiro de Olinda, e do pastor Ricardo Dutra, da Igreja da Família do bairro de Jardim São Paulo. Os representantes das quatro religiões falaram sobre o verdadeiro significado da festa de Natal e reforçaram a necessidade de paz neste atual momento político e social que o mundo está vivendo. 
 
“Esse é um ato de muitos simbolismos. Após um culto de paz entre as religiões, celebramos Jesus na Cantata e marcamos a reinauguração do Coral da Fundaj. Depois, por meio da exposição do cartunista pernambucano Humberto, conhecemos várias cenas do cotidiano pernambucano”, afirmou o presidente da Fundaj, Antônio Campos. Ele também aproveitou a ocasião para parabenizar Saburido por ter sido escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como um “agregador de religiões”. Após a cantata, o público pôde conferir a apresentação da Banda Sinfônica de Paulista, regida pelo maestro Leonildo Araújo. O evento, aberto ao público, recolheu alimentos não perecíveis, que serão doados à Campanha Natal Sem Fome. 

Exposição

A Cantata de Natal da Fundaj também foi o momento para inaugurar a exposição Cartuns Postais da Cultura Pernambucana, do cartunista Humberto Araújo. Ele iniciou suas atividades na comunicação aos 16 anos, em 1976, produzindo charges para o departamento de Esportes do Diario de Pernambuco. “Esse trabalho é um passeio por pontos turísticos pernambucanos, que evidencia personalidades da cultura do estado, como João Cabral de Melo Neto, Ricardo e Francisco Brennand, Gilberto Freyre, Lia de Itamaracá, Luiz Gonzaga, entre outros. 

Ao todo, 12 peças ilustradas (uma para cada mês do ano) formam a exposição. A mostra fica em cartaz até 13 de janeiro na Galeria Baobá, localizada nos porões do Solar Francisco Pinto Guimarães, de terça a domingo, das 8h30 às 17h, com entrada gratuita. As obras passarão a integrar o acervo da Fundaj Casa Forte, Zona Norte do Recife. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL