Diario de Pernambuco
Busca

Mobilidade

Camaragibe terá a primeira estação de BRT cinco anos após a Copa

Publicado em: 10/12/2019 16:56 | Atualizado em: 10/12/2019 17:15

Foto: Lins Andrade/Prefeitura de Camaragibe

A Primeira estação de BRT de Camaragibe vai passar a funcionar a partir desta quinta-feira, cinco anos após a Copa do Mundo de 2014. O modelo, no entanto, não segue o padrão das estações de BRT dos dois corredores: Norte/Sul e Leste/Oeste. No projeto original, a Avenida Doutor Belmino Correio, principal corredor da cidade, seria contempladas com seis estações. O estado chegou a desapropriar alguns terrenos, mas as obras não foram realizadas. A única opção, até então, era usar o Terminal Integrado de Camaragibe ou o ônibus com porta no lado direito para as paradas convencionais. 

O modelo que será inaugurado nesta quinta-feira é adaptado e lembra as estações provisórias, que foram instaladas inicialmente na Avenida Conde da Boa Vista para atender o BRT. A prefeita do município Nadegi Queiroz conseguiu articular a instalação da primeira estação de BRT da cidade, mesmo fora dos padrões. 

Acompanhada de representantes do Grande Recife Consórcio e da Mobi-PE, responsável pelo transporte no corredor Leste/Oeste, a prefeita Nadegi fará a entrega do equipamento às 16h na primeira estação de BRT de Camaragibe, situada na Avenida Doutor Belmino Correia, no centro, próximo à Rua Eliza Cabral, principal polo comercial da cidade. 

O equipamento, instalado no sentido Recife, foi viabilizado pela gestora em parceria com o Governo do Estado e a Cooperativa de Transportes de Camaragibe (Cooper-Une). Além da estação da Eliza Cabral, estão previstas outros cinco equipamentos do tipo para auxiliar no transporte dos camaragibenses. A nova estação vai beneficiar os usuários do sistema que circulam pelo município diariamente e que dependem do transporte público integrado. As unidades serão instaladas em 2020.

REORDENAMENTO
Para viabilizar a estação, a prefeitura fez todo um trabalho de reordenamento na Rua Eliza Cabral e seu entorno, relocando os ambulantes da via para o mercado público municipal, nas proximidades do local. Antes da ação, a gestão fez um cadastramento e sensibilização dos ambulantes de modo que nenhum deles fosse prejudicado.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL