Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Tema da redação do SSA3 é divulgado. Confira

Publicado em: 17/11/2019 09:10 | Atualizado em: 17/11/2019 15:17

 (Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press)
Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
O tema da redação do vertibular SSA 3 da Universidade de Pernambuco (UPE) deste ano é "Protagonismo do jovem na construção de uma sociedade mais justa". A proposta traz como texto de apoio a música Terra de Gigantes, composta por Humberto Gessinger e famosa por interpretação da banda Engenheiros do Hawaii.

Para o professor de redação do Colégio Núcleo, Edimar Gonçalves, a UPE, neste ano, fez uma escolha temática importante e acessível ao estudante. “Pensar na importância social do protagonismo da juventude em um momento de tanta descrença na política nacional é aludir ao passado e pensar nos movimentos sociais que outrora foram definidores para o engajamento social de gerações passadas”, disse.

Para ele, a partir da letra da música de Humberto Gessinger e da principal metáfora que a constrói - também destacada em uma imagem no início do texto -, a proposta é pautada na sensibilidade da interpretação dos eixos conotativos da canção, que pode ser aproveitada de diversas formas, mas deixando explícitas as possibilidades de interdisciplinaridade com as Ciências Humanas.

“É como se fosse emergencial o futuro repetir o passado, e essa nova geração seguir os mesmos passos de contestação do sistema político e socioeconômico vigentes. Dessa forma, apesar de a temática estar explícita, o texto de apoio contribuiu bastante para a criação do projeto de texto do candidato. Os raciocínios que dispusessem de outras abordagens de protagonismo, todavia, não são menos valorizados, constituindo o repertório sociocultural individual e seus indícios de autoria”, comentou.

De acordo com Edimar Gonçalves, o estilo de prova mesclou a objetividade temática presente no ano passado com a subjetividade de textos poéticos de temas mais filosóficos de anos anteriores. “Nessa perspectiva, o aluno que estava se preparando tanto para um viés de abordagem quanto para outro conseguiu desenvolver tranquilamente a temática”, completou.

As provas do SSA3 acontecem neste domingo (17) e segunda-feira (18). O exame começou a ser aplicado às 8h15 e segue até as 12h45.  O candidato só poderá sair da sala de prova após três horas do seu início. Após esse horário, é permitido o candidato levar os cadernos de prova. 
 
No primeiro dia, os candidatos farão a redação e vão responder as questões de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira e filosofia. As provas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia acontecem na segunda.

A prova é composta por redação e 100 questões distribuídas em conjunto de 10 questões para cada uma das disciplinas: Física, Química, Biologia, Geografia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e História; 12 questões para a disciplina de Língua Portuguesa e Matemática e oito questões para as disciplinas de Filosofia e Sociologia.  

A UPE oferece, para o ano de 2020: 3.480 vagas em 54 cursos de graduação, sendo: 1.740 vagas para ingresso através do Sisu/Enem e 1.740 vagas no Sistema Seriado de Avaliação (SSA). O SSA/UPE objetiva o preenchimento de 50% das vagas iniciais totais, oferecidas para todos os cursos de graduação da UPE, por entrada e turno, no ano de 2020 e corresponde ao triênio 2017/2019.

Confira a letra da música Terra de Gigantes
 (Foto: Reprodução )
Foto: Reprodução
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL