Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Matrículas da rede estadual de Pernambuco começam amanhã

Publicado em: 19/11/2019 16:05 | Atualizado em: 19/11/2019 19:16

Cerca de 75 mil vagas, sendo 8 mil em escolas de tempo integral, serão disponibilizadas. (Foto: Igo Bione/Arquivo DP.)
Cerca de 75 mil vagas, sendo 8 mil em escolas de tempo integral, serão disponibilizadas. (Foto: Igo Bione/Arquivo DP.)

Começa nesta quarta-feira (20) o período para realizar o cadastro de matrículas para o ano letivo de 2020 da rede pública estadual de Pernambuco. Ao todo, são 74.978 vagas, dos níveis fundamental e médio, disponíveis exclusivamente pela internet, para estudantes novatos, isto é, que vão migrar a rede privada para a estadual. Os alunos das escolas do estado e os de unidades das redes municipais de ensino já têm as vagas garantidas. Também há vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As escolas técnicas estaduais não estão no sistema porque têm processos seletivos próprios.

Nos últimos anos, cresceu o interesse de estudantes de escolas particulares por unidades da rede pública. O sistema de cotas em processos seletivos para o ensino superior, a gratuidade no transporte público e a possibilidade de fazer um intercâmbio gratuito para outros países são os principais argumentos de quem troca uma rede pela outra.

Questões financeiras também pesam na tomada da decisão, uma vez que as famílias brasileiras aumentaram os gastos com habitação, saúde e educação. As despesas dessas áreas somaram, em média, R$ 4.649,03 por mês no ano passado, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um levantamento de 2016 da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) mostrou que as escolas particulares perderam de 10% a 12% das matrículas. A federação identificou a saída de estudantes de escolas privadas especialmente nas famílias das classes C e D – parcela da população que teve ganho de poder aquisitivo antes da crise, mas que sentiu os efeitos da desaceleração econômica. Por outro lado, nas escolas privadas que atendem predominantemente as classes A e B, houve aumento entre 3% e 4% nas matrículas.

Cadastro

Depois de realizarem o cadastro para a matrícula até 27 de dezembro, os novatos precisam efetivar a inscrição, dirigindo-se à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários, de 2 a 16 de janeiro. Para a confirmação da matrícula, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: número da inscrição online, cópia da certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, uma foto 3x4 recente, comprovante de residência com CEP, Documento de Transferência, cópia da carteira de vacinação, comprovante de tipo sanguíneo e fator RH.

O sistema será aberto às 7h desta quarta e encerrado em 27 de dezembro. O secretário de Educação, Fred Amancio, lembra que algumas vagas são preenchidas em minutos. "O preenchimento das vagas é pelo sistema, que é totalmente automatizado. Quando a inscrição é feita, a vaga é automaticamente bloqueada. Quando todas as vagas são preenchidas, as escolas saem do sistema. Com algumas escolas muito procuradas, isso acontece em 10 ou 15 minutos", afirmou. 

O secretário ressaltou, porém, que há vagas para todos os interessados. "As vagas de algumas escolas acabam rápido, mas sempre ressaltamos que há vagas para todos. Sabemos, inclusive, que sobrarão vagas na rede", pontuou. As vagas remanescentes serão disponibilizadas em um novo período de cadastro, de 20 a 28 de janeiro, também disponível no site Matrícula Rápida. O período para efetivação dessas vagas será de 21 a 30 de janeiro.

Os cadastros podem ser feitos pelo computador, celular (no ano passado, cerca de 60% das matrículas foram feitas por um aparelho celular) ou indo até uma escola com laboratório de informática. "A nossa primeira orientação é que os pais procurem conhecer as escolas mais próximas de suas residências. Caso precisem, temos cerca de 300 laboratórios na rede com computadores que podem ser usados para fazer o cadastro", disse Fred Amancio.

Vagas

Das 74.978 vagas disponíveis para novatos, 10.313 estão no Recife; 18.224 nos demais municípios da Região Metropolitana e 46.441 no interior do estado. São 31.919 para o ensino fundamental (anos iniciais e anos finais) e 43.059 para o ensino médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos. Do total, 8.655 são para as escolas em tempo integral, sendo 3.067 no Recife e Região Metropolitana e 5.588 no interior.

Para 2020, foram ofertadas cerca de 176 mil vagas para novos alunos do estado, sendo 101.410 preenchidas por estudantes oriundos das redes municipal, em processo realizado em agosto. Os estudantes já matriculados nas unidades de ensino da rede estadual têm as vagas confirmadas automaticamente.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL