Diario de Pernambuco
Busca

CONSÓRCIO NA EUROPA

Governadores divulgam, em Berlim, oportunidades de negócios no Nordeste

Publicado em: 21/11/2019 15:42 | Atualizado em: 21/11/2019 16:53

Eles apresentaram a empresários do país o mapa de oportunidades no Nordeste. (Foto: Elisa Elsie/Consórcio Nordeste)
Eles apresentaram a empresários do país o mapa de oportunidades no Nordeste. (Foto: Elisa Elsie/Consórcio Nordeste)
Na última etapa da viagem a Europa dos governadores do Consórcio Nordeste, o grupo desembarcou em Berlim. Em evento na sede da Associação das Câmaras Alemãs de Comércio e Indústria (DIHK), eles apresentaram a empresários do país o mapa de oportunidades no Nordeste.  Na ocasião, os alemães também tiraram dúvidas com os gestores brasileiros sobre diversas questões, como participação de empresas estrangeiras em licitações. 

Sobre o Consórcio, o diretor de Relações Econômicas da DIHK, Mark Heinzel, afirmou que a formação deste grupo oferece muitas vantagens, a exemplo da participação em licitações internacionais e a atração de investimentos estrangeiros. “A condição mais importante para os alemães continuarem investindo no Brasil é a recuperação da confiança no país”, comentou. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, por sua vez, afirmou que o Nordeste possui oportunidades para se investir no longo prazo. “A nossa capacidade de discutir projetos e de fazer pactuações tem feito um diferencial muito grande. Em todos as nossas reuniões na nossa missão, esses elementos estão sendo destacados pelos empresários europeus, que demonstram muito interesse em aprofundar a discussão para a consolidação de novos investimentos", frisou.

O evento foi organizado pela DIHK juntamente com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK). A DIHK  congrega associações e grupos relacionados ao setor industrial alemão, sendo responsável pela representação de 100 mil empresas privadas, que geram mais de oito milhões de empregos no país. Já a AHK reúne as empresas mais importantes da indústria alemã no Brasil e tem como papel incentivar as relações econômicas entre empresas brasileiras e alemãs.

Exportações e importações

A Alemanha é o quarto maior parceiro comercial do Brasil, atrás da China, Estados Unidos e Argentina. Durante a apresentação, o Consórcio Nordeste deu destaque principalmente a áreas integradoras como sustentabilidade, infraestrutura, turismo, saúde, segurança pública, saneamento e energias limpas, inclusive com a perspectiva de abertura de parcerias público-privadas (PPP). 

Em 2018, a participação europeia na corrente de comércio do Brasil foi de 3,75%. Mais de 54% dos produtos brasileiros exportados para a Alemanha são industrializados, a exemplo de máquinas mecânicas, automóveis, máquinas elétricas e produtos farmacêuticos. Em relação às importações, 99% das mercadorias que o Brasil compra do país europeu são bens industriais.

A missão do Consórcio Nordeste na Europa será encerrada nesta sexta (22). 

Fotos:Elisa Elsie/ Consórcio Nordeste
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL