Diario de Pernambuco
Busca

ARTE

Google celebra os 200 anos do Museu do Prado em doodle

Publicado em: 19/11/2019 19:51

O museu é um dos maiores da Espanha, com 58 mil itens no acervo, e um dos mais importantes do mundo (Foto: Google/Reprodução)
O museu é um dos maiores da Espanha, com 58 mil itens no acervo, e um dos mais importantes do mundo (Foto: Google/Reprodução)
Os 200 anos do Museu do Prado, um dos maiores da Espanha e mais importantes do mundo, foi homenageado pelo Google com um doodle - logotipo da empresa modificado de acordo com uma data comemorativa.

A versão artística, que pode ser vista nesta terça-feira (19), apresenta sete obras fictícias que, juntas, formam a palavra Google. O conjunto cerca uma tela maior, na qual está reproduzida a fachada do museu com a bandeira espanhola.   

Segundo Nate Swinehart, design responsável pela imagem, foi necessário desenvolver uma nova técnica de pintura digital para alcançar um resultado que se aproxime de uma pintura a óleo. Exibido no Brasil, na Espanha e em mais de 28 países, o doodle traz referência de obras exibidas no museu como a  Carlos V en la Batalla de Mühlberg, de Tiziano, ou a El caballero de la mano en el pecho, de El Greco.

Museu do Prado 
Arquitetado por Juan de Villanueva, o prédio que ocupa uma quadra inteira de uma das principais avenidas da capital espanhola é um dos pontos turísticos mais importantes para quem passa por Madri. O museu, que anteriormente levava o nome de Real Museo de Pintura y Escultura, foi inaugurado em 19 de novembro de 1819 com 311 pinturas. 

Atualmente, o acervo do Prado conta com mais de 58 mil itens de artistas como Velazquez, El Greco, Rembranbdt e Rafael. Outro nome a compor a lista é o espanhol Francisco Goya, um dos principais nomes da arte europeia da Idade Contemporânea e que presenciou a inauguração do centro de artes.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL