Diario de Pernambuco
Busca

23ª EDIÇÃO

Feira Japonesa do Recife celebra As Eras do Japão

Publicado em: 21/11/2019 22:39

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Comidas, shows, moda, decoração e toda a riqueza da cultura oriental reunidas em um evento no Recife. No próximo domingo (24), a 23ª Feira Japonesa, que acontece no Recife Antigo, celebra o Gengo, as Eras do Japão. Cerca de 40 mil pessoas visitaram o evento no ano passado, a expectativa é que neste ano o número seja ainda maior.

Para a comemoração, as ruas do Recife Antigo serão cobertas por uma decoração especial. As ruas do Bom Jesus, Domingos José Martins, Barão Rodrigues Mendes, além da praça do Arsenal da Marinha, ganharão elementos em bambus e os Nobori, as coloridas bandeiras verticais em formato de estandartes, usadas em festivais e eventos esportivos japoneses.

A abertura oficial da 23ª Feira Japonesa será feita com a quebra do barril de saquê (Kagami Wari), a cachaça japonesa, e contará com a presença do cônsul geral do Japão, Jiro Maruhashi. 

Programação
Das 11h às20h, um palco ficará armado para receber atrações culturais japonesas como o, destaque deste ano, o grupo de dança tradicional japonesa Yuubi Japanese Dance Company, que virá de São Paulo. O grupo se apresentará em dois horários (às 12h e às 17h). 

Como prévia do grande show, subirá ao palco o coral infantil do curso de japonês da Associação Cultural Japonesa do Recife- ACJR, que dará início ao evento, seguido pelo som dos tambores do grupo Ren Taiko Recife, fazendo sua primeira apresentação do dia (a segunda - e última - será às 18h). 

Um desfile de Yukata, quimono de verão dos japoneses, promete movimentar o fim de tarde e atrair olhares curiosos sobre a moda oriental. Durante o dia, também haverá um concurso de origami, com resultado previsto para ser divulgado às 17h.

Ainda se apresentam as crianças da Escola de Limoeiro, grupos de artes marciais e a Escola de Frevo do Recife, que fechará as apresentações, às 19h, como símbolo de um interessante intercâmbio cultural entre os dois países. Fora do palco, a atração é o teatro de papel com o professor Esdras Naoto Yamaoka. 

Um grupo da cidade de Limoeiro realizará a cerimônia do chá, também conhecida como chanoyo, um passatempo estético do japão caracterizado por servir e beber o matcha, um chá verde pulverizado.

A imersão na cultura não se restringe apenas aos shows e apresentações. A rua do Bom Jesus deverá ser tomada por barracas de comerciantes que irão expor e vender produtos e serviços da cultura oriental, como objetos de decoração, massagens e gastronomia. Utilitários, koinoboris, quimonos e origamis, gatinhos da sorte, daruma, leques estão entre os serviços que serão comercializados, na ocasião. Exposições e oficinas de arranjos de ikebanas, origamis, temaris e bonsais também poderão ser encontrados no local. 

Na Praça do Arsenal, barracas de comida oferecerão pratos típicos como, por exemplo, o sushi, yakissoba, harumaki, yakitori e okonomiyaki.

A turma do Anime e Mangá se concentrará na Rua Domingos José Martins, com objetos diversos, revistas, exibições e com desfiles de cosplay. Costuma ser um sucesso à parte.

Organização
Em 2018, a feira celebrou os 110 anos da imigraça%u0303o japonesa no Brasil. O evento é promovido pela Associação Nordestina dos Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão- Anbej, pela Associação Cultural Japonesa do Recife- ACJR e pela equipe Omakê. E conta com o apoio do Consulado do Japão no Recife, da Prefeitura da Cidade do Recife, e da JICA – Japan International Cooperation Agency - no Brasil.


SERVIÇO: 23ª Feira Japonesa do Recife
Local: Rua do Bom Jesus, Recife Antigo
Data: 24 de novembro de 2019  (domingo) 
Horário: 11h às 20h
Entrada: franca
TAGS: recife | feira | tradiçao | japao |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL