Diario de Pernambuco
Busca

Aniversário

Diario recebe homenagem da Alepe por seus 194 anos

Publicado em: 20/11/2019 22:15

Foi entregue uma placa comemorativa ao vice-presidente do Diario, Tadeu Aguiar. (Foto: Bruna Costa/Esp. DP.)
Foi entregue uma placa comemorativa ao vice-presidente do Diario, Tadeu Aguiar. (Foto: Bruna Costa/Esp. DP.)
O Diario de Pernambuco foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta quarta-feira (20), por ocasião de seus 194 anos. A sessão solene, proposta pelo deputado estadual Alberto Feitosa (SD), foi realizada à noite, no auditório Sérgio Guerra, no prédio do plenário, em Santo Amaro, área central do Recife. O jornal também foi agraciado com uma placa comemorativa, entregue ao vice-presidente, Tadeu Aguiar, à editora-executiva, Paula Losada, e à conselheira editorial, Brites Caminha.

“Ser homenageado por essa casa, além de uma grande honra, mostra essa parceria com a assembleia. Nesses anos todos, estivemos juntos defendendo a democracia, a garantia dos direitos individuais dos cidadãos pernambucanos. O Diario é um patrimônio da América Latina”, pontuou Tadeu. Também estiveram presentes o diretor financeiro, Alexandre Pedrosa,  o editor-executivo, Vandeck Santiago, e diversos funcionários da empresa. Durante a sessão, foi realizado um minuto de silêncio, em memória do colunista Inaldo Sampaio, morto no último dia 11. Posteriormente, o coral Vozes de Pernambuco cantou aos presentes.

O deputado estadual Antônio Coelho (DEM) abriu a sessão, destacando a credibilidade do periódico ao longo desses quase dois séculos de existência. “O Diario passou por mudanças em seu controle acionário, mas em nenhum momento abriu mão da responsabilidade de noticiar os acontecimentos de forma íntegra e de manter a população informada. Isso explica porquê de ser sinônimo de credibilidade junto ao leitor e à sociedade”, discursou Antônio, representando o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros.

“A gente comemora aniversário de pessoas e devemos comemorar também o de instituições, como o Diario. É incrível termos um sistema de comunicação, com 194 anos e que testemunhou tantos fatos históricos, como a Abolição da Escravatura, Segunda Guerra Mundial, queda do muro de Berlim, eleições, impeachments”, disse Alberto Feitosa, autor da homenagem.

Ex-presidente do jornal, Joezil Barros acompanhou tudo emocionado. “Passei 52 anos no Diario. Mesmo depois que saí, em 2015, ele continua vivo na minha vida. É o primeiro jornal que leio ao acordar. E torço por ele, porque nosso país precisa de uma imprensa forte”, destacou Joezil, que atualmente está na comunicação da corregedoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). 

Ricardo Costa, da Alepe; Tadeu Aguiar; Alberto Feitosa; Joezil Barros, ex-presidente do Diario; Paula Losada; Brites Caminha; e Antônio Coelho. (Foto: Bruna Costa/Esp. DP.)
Ricardo Costa, da Alepe; Tadeu Aguiar; Alberto Feitosa; Joezil Barros, ex-presidente do Diario; Paula Losada; Brites Caminha; e Antônio Coelho. (Foto: Bruna Costa/Esp. DP.)

O superintendente de comunicação da Alepe, Ricardo Costa, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes também marcaram presença. Para Luciano Carvalho, representante da Fundaj, o impresso foi responsável por formar a consciência política de diversas gerações: “Houve tempos em que só o Diario ensinava como funcionava a política ao jovem. É importante isso ser dito”.

Em nome da Prefeitura de Jaboatão, o assessor de imprensa do município, Ricardo Dantas Barreto, relembrou a época em que foi repórter do veículo. “É um jornal de grande representatividade dentro e fora do Brasil. Trabalhei por sete anos e foi uma fase profissional muito importante para mim”, disse.

Assinante do Diario há décadas, o defensor público aposentado Leonardo Rabelo fez questão de vir à sessão solene. “Espero que o jornal continue por muitos anos, trazendo notícias importantes a todos nós, pernambucanos”, declarou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL