Diario de Pernambuco
Busca

Curado IV com consultas médicas, emissão de documentos e cursos grátis

Publicado em: 18/11/2019 16:20

Uma das consultas oferecidas gratuitamente será para dentista. (Foto: Divulgação/Sesc)
Uma das consultas oferecidas gratuitamente será para dentista. (Foto: Divulgação/Sesc)
O Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes, será palco da quarta e última edição do Colmeia Comunidade em 2019. Após ação em Casa Amarela, São Lourenço da Mata e em Goiana, realizando mais de seis mil atendimentos e 2 mil formações gratuitas à população, o projeto chega à Escola Edmur Arlindo de Oliveira entre os dias 20 e 22 de novembro. O intuito é de levar conhecimento e melhorias às localidades visitadas, com mutirões de pintura, limpeza, construção de horta e equipamentos de lazer, bem como ensino de atividades formativas para adultos que buscam novas opções de renda.

Para participar dos cursos, o interessado deve ir até a escola se inscrever. Na quarta-feira (20), serão oferecidos grafitagem, criação de horta para pequenos espaços, confeitaria, drinques e coquetéis, relacionamento com cliente, corte de cabelo masculino estilizado e operador de telemarketing. Na quinta (21), os temas serão primeiros socorros, depilação em linha, automaquiagem, marketing digital, desenho, guirlanda em eva, fotografia em celular, como se comportar em entrevista de emprego, produção de receitas com chocolate e alimentos funcionais roda de conversa sobre bullying.

A sexta-feira (22) é dedicada à programação, também gratuita, de saúde e cidadania, a partir das 8h. O público será recepcionado com uma apresentação de frevo comandada pelos alunos da escola. No dia, serão disponibilizadas consultas com 50 fichas para clínico geral, oftalmologista, dermatologista, pediatria e nutricionista – este com 200 vagas. Haverá também atendimento odontológico, com consulta e orientação para adultos e crianças.  

Ainda será possível realizar exames de audiometria, citológico, mamografia, de sangue (triglicerídeos, colesterol e hemograma) e testes de glicemia, hepatite, sífilis e HIV, além de aferição da pressão arterial e vacinação contra influenza.  Para os homens, em alusão ao Novembro Azul, haverá orientações sobre cuidado com a saúde e prevenção ao câncer de próstata.

Durante o mutirão, o Colmeia Comunidade, em parceria com a Globo, vai oferecer corte de cabelo, barbearia e limpeza de pele. A população poderá contar ainda com emissão a partir da segunda via de RG (150 fichas) e de CPF, de certidões de nascimento, óbito e casamento, realizar cadastro nos programas sociais federais, como Bolsa Família, Cartão do Idoso e Benefício de Prestação Continuada, obter o cartão do Sistema Único de Saúde, entre outros serviços.

Além do colégio
O Colmeia Comunidade também está criando espaços de lazer, ocupação e aprendizado para os moradores do Curado IV. Por meio de uma campanha criada pelo Sesc Piedade, foram arrecadados em dois dias aproximadamente 400 pneus, 16 geladeiras e 217 livros didáticos. O material foi utilizado para a criação de um campo de futebol comunitário e o eletrodoméstico será transformado em uma biblioteca espalhadas em 16 ruas do bairro.

“É uma forma de construção coletiva, que envolve engajamento e valorização dos agentes envolvidos. Esperamos com isso que a população se aproprie cada vez mais de seus espaços”, comenta o gerente da unidade, Rudimar Constâncio.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL